Metodo de custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS DE CUSTEIO

É o fundamento da Contabilidade de Custos ligado à decisão de como deve ser mensurado o custo dos produtos. Portanto, método de custeio é um modelo de decisão, mensuração e informação (conforme descrito por PADOVESE, em Controladoria Estratégica e Operacional).
É importante não confundir
Método de custeio com forma de custeio e sistema de acumulação de custos.
 O métodode custeio significa quais custos devem fazer parte da apuração do custo dos produtos;
 O sistema de custeio, ou forma de custeio, está ligado à dimensão da unidade de mensuração e indica as opções de mensuração depois de adotado um método de custeio (baseado em custo real, custos esperados, padronizados etc.);
 O sistema de acumulação indica os caminhos para coleta, processamento e saídadas informações dentro do Sistema de Informação Contábil e está ligado, essencialmente, ao tipo de produto e ao processo de fabricação adotado.
A mensuração da receita dos produtos e serviços, recursos, atividades e da empresa tem como fundamento o preço de mercado. Como é necessário apurar o resultado, o ponto crucial torna-se o método de mensuração dos custos dos recursos e produtos, ou o métodode custeio. O método de mensuração dos custos está ligado a três questões:
 Quais os custos que devem fazer parte da apuração dos custos dos recursos, produtos, serviços, atividades ou departamentos.
 Quais os custos de um recurso, bem, produto ou serviço final que devem ser ativados enquanto esses bens estão em estoque (enquanto não vendidos).
 Qual a definição da metodologia de cálculo eapuração do custo unitário dos produtos e serviços.
Antes de estudarmos os MÉTODOS DE CUSTEIO vale lembrar que:
• A questão dos custos deve fazer parte da apuração do custo dos bens e serviços, está relacionada com a questão dos CUSTOS DIRETOS (ou variáveis) e INDIRETOS (ou fixos).
• Nem todos os CUSTOS DIRETOS são variáveis, como;
• Nem todos os CUSTOS INDIRETOS são fixos ou completamentefixos;
• Porém, dentro de um volume de atividade normal da empresa, os custos classificados como DIRETOS e INDIRETOS e o comportamento dos custos em relação ao volume, como custos fixos e variáveis, permitem a identidade de aproximação que iremos ver.

 Custos Diretos ou variáveis tem uma identificação clara e podem ser mensurados diretamente a uma unidade de produto, serviço ou atividade.
Custos Indiretos ou fixos não têm a mesma possibilidade e só podem ser atribuídos ao custo dos produtos, serviços ou atividades por critérios de distribuição ou alocação de custos (chamados de critérios de rateio ou absorção de custos indiretos).

 MÉTODOS DE CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL, é aquele que utiliza todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, para a apuração docusto dos produtos.
Neste método de custeio só são agregados aos produtos seus custos variáveis, considerando-se os custos fixos como se fossem despesas – diretamente ao resultado (DRE). Nas demonstrações contábeis à base do custeio variável, obtém-se um lucro (margem de contribuição) que acompanha sempre a direção das vendas, o que não ocorre como o custeio por absorção. Por contrariar osprincípios do reconhecimento da receita e da confrontação de despesas (regime de competência), o custeio variável não é válido para demonstrações contábeis de uso externo, deixando de ser aceito tanto pela Auditoria Externa quanto pelo Fisco (governo).

 MÉTODO DE CUSTEIO POR ABOSORÇÃO utiliza apenas os custos diretos e variáveis, não utilizando os custos fixos e indiretos.
Também denominado de custeiofuncional ou custeio tradicional é o critério utilizado para fins de evidenciação legal do resultado, isto é, utilizado para fins societários (pagar dividendos) e fiscais (pagar imposto de renda e contribuição social). É adotado para tais fins, pois elimina grande parte da discricionariedade do gestor na composição da informação de custo, aumentando o controle dos agentes externos à firma...
tracking img