Metodo de aborsagem sistemico

266 palavras 2 páginas
Método de Abordagem: Sistêmico

A abordagem sistêmica é uma ferramenta, um método que nos capacita a promover mudanças. Tentamos alcançar os nossos objetivos sob novos pontos de vista (vide o exercício prático). É um método que pode nos ajudar a estimular nossas ações e promover mudanças em situações de sofrimento. A abordagem sistêmica é particularmente providencial quando temos consciência do problema que queremos resolver. Para começarmos, tentemos uma abordagem sistêmica para se resolver o seguinte exercício:
Ligue os Nove pontos com Quatro linhas retas sem retirar o lápis do papel.
● ● ●
● ● ●
● ● ●
A dica é: Analise a tarefa sob um novo ângulo! As decisões que fazemos para nos adaptarmos ao mundo dependem de como enxergamos esse mundo. Nossos modelos mentais também podem impedir que escutemos, percebamos ou imaginemos outras possibilidades, outras soluções.
“Abordagem sistêmica” é uma disciplina básica. Trata-se de uma visão teórica e prática do Método ou Abordagem de Sistemas, originado da Teoria Geral de Sistemas (TGS), hoje denominada Ciência de Sistemas. O objetivo é dar aos estudantes uma ferramenta conceitual e operacional (um "método") que lhes possibilite atuar, de modo holístico e multidisciplinar, num ambiente empresarial. É algo fundamental, nos dias de hoje, onde tantas especialidades, escolas, modismos, departamentos estanques etc. se digladiam nas empresas e no meio acadêmico diante de um meio-ambiente tremendamente complexo e em acelerada mutação econômica, cultural e tecnológica. Neste sentido, a disciplina se atrela à moderna corrente de pensamento que critica a postura reducionista da visão científica atual e tenta reconhecer o aspecto essencialmente "ecológico", holístico, globalizante e relacional de todas as atividades e organizações naturais e

Relacionados