METODO DA ESCOLHA FORÇADA SLIDE

550 palavras 3 páginas
MÉTODO DA ESCOLHA FORÇADA

Eliomar Franco
Roque Felipe

Orientador: Prof. Barbara Cristian

CONCEITO

A avaliação de desempenho surgiu para medir a eficiência e eficácia do homem no ambiente de trabalho , podendo assim fazer comparações para distinguir quem esta mais preparado para exercer uma outra função com um nível técnico mais especifico.
Um dos métodos utilizados para se medir o desempenho é o Método da Escolha Forçada, iniciada no militarismo na 2ª Guerra Mundial, surgiu para aperfeiçoar as escolhas dos oficiais das forças armadas, onde iria apontar qual estaria mais apto para ser promovido.
Seguindo este raciocínio as empresas adotaram esta avaliação para promover seus funcionários e testar suas habilidades de forma direta, simples e objetiva, tornando-se um método muito eficiente

COMO FUNCIONA
.

Formado por um questionário de frases descritivas, ele busca avaliar os indivíduos pelo seu desempenho individual , por meio de alternativas pré determinadas com características pessoais e trabalhistas. Formado por duas ou mais frases em um conjunto de afirmativas o avaliador deve escolher obrigatoriamente apenas uma ou duas que mais se aplicam ou menos se aplicam ao desempenho do avaliado.

O método avaliado começa da existência hipotética de uma curva normal de desempenho em uma organização. Sendo assim mostra que as capacitações dos funcionários são:




Profissionais que apresentam desempenho ruim;
Profissionais que apresentam desempenho bom;
Profissionais que apresentam desempenho excelente. CARACTERÍSTICAS 









Trás resultados mais confiáveis e sem influencias subjetivas e pessoais, pois elimina o efeito da estereotipação (hallo effect);
Aplicasse de maneira simples e não exige um preparo intenso ou sofisticado dos avaliadores.
Para a sua elaboração e montagem é exigido um planejamento mais cuidadoso e demorado pois tornasse um pouco complexo;
O método fundamentalmente comparativo e discriminativo e apresenta resultados globais;

Relacionados