Metodo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: MÉTODO CIENTÍFICO



A palavra método vem do grego méthodos, que quer dizer “caminho para chegar a um fim”. O método científico, o qual seu surgimento remonta ao século XII, é definidocomo um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes, tais etapas consistem na: observação,problematização, formulação da hipótese, experimentação e teoria.
O precursor teórico do método experimental foi Galileu (1564-1642),quando contradizendo os ensinamentos de Aristóteles, preconizouque o conhecimento íntimo das coisas deveria ser substituído pelo conhecimento de leis gerais que condicionam as ocorrências. O método proposto por Galileu Galilei pode ser rotulado de induçãoexperimental, pois é a partir da observação de casos particulares que se propõe a chegar a uma lei geral. As etapas propostas foram: observar os fenômenos, analisar seus elementos constitutivos visandoestabelecer relações quantitativas entre os mesmos, induzir hipóteses com base na análise preliminar, verificar as hipóteses utilizando um procedimento experimental, generalizar o resultado alcançado parasituações similares, confirmar estas generalizações para se chegar a uma lei geral. Galileu sugeriu partir do particular para o geral (Indução), mas com base na experimentação (Indução Experimental).Já Francis Bacon (1561-1626), contemporâneo de Galileu, destaca serem essenciais a observação e a experimentação dos fenômenos reiterando que a verdade de uma afirmação só poderá ser proporcionadapela experimentação. Bacon propõe que sejam seguidos os passos:




Experimentação Formulação das Hipóteses Repetições Testagem das Hipóteses
Formulação de Generalizações e LeisNeste método proposto por Bacon referido como "método das coincidências constantes", constata-se de que um fenômeno depende, para sua ocorrência, de uma causa necessária e suficiente, em cuja...
tracking img