Metodo cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: 1984, de George Orwell
Se tem um livro que jamais vai envelhecer ou torna-se obsoleto, é 1984. Esta é uma daquelas obras que causam impacto no mundo a ponto de dividirem uma época para antes e depois da sua publicação. Mesmo no ano de 2011, em pleno século XXI, as ideias levantadas por George Orwell no livro continuam atuais, em evidências e polêmicas; as discussões em torno dela sãointermináveis, haja vista os "Big Brother's", "Casa dos Artistas" e "Fazendas" da vida, que, para quem não sabe, foram inspirados na ideia central da obra.
"Antes de continuar lendo a postagem, siga O Vendedor de Livros no Twitter e curta nossa Fan Page no Facebook, e mantenha-se informado e atualizado sobre o que de melhor acontece no Mundo Literário".
Um dos romances orwellianos de maior cargapolítica e talvez a mais conhecida das antiutopias, 1984 é uma advertência belamente escrita contra os perigos do totalitarismo.
Winston Smith pertence ao baixo escalão do partido dominante londrino, e seus passos são constantemente vigiados por meio de telas eletrônicas. Para onde quer que ele vá, é observado pelo Grande Irmão, líder onisciente do partido. Para se perpetuar no poder, asautoridades eliminaram do vernáculo todas as palavras associadas ao conceito de rebelião, criando a inofensiva Neolíngua. "Crimideias" (pensamentos subversivos) são proibidas por lei. Winston, que trabalha para o Ministério da Verdade alterando registros históricos em benefício do partido, se sente frustado e oprimido pelo cerceamento imposto ao pensamento, ao sexo e à individualidade. Infringe a leiquando adquire um diário para anotar suas ideias e passa as noites vagando pelas áreas pobres da cidade, onde moram as "proles" relativamente livres de monitoração. Ele se apaixona por Julia, outra servidora do partido, mas é denunciado por um espião. Em seguida é torturado até renegar seu amor e se sujeitar a norma.
O livro foi escrito em 1949, nos primórdios da era nuclear e antes da massificação daTV, e é arrepiante pensar que a ideia "orwelliana" de um mundo eletronicamente monitorado estava apenas a uma geração de distância. Trata-se de uma obra importante não só pela denúncia que faz contra os abusos do poder (e ironicamente por participação no conteúdo televisivo moderno), mas também pelas reflexões acerca de um poder calcado na manipulação da linguagem, da história e do medo. Essasquestões talvez sejam mais relevantes hoje do que à época de Orwell.
E você amigo leitor, já leu 1984? Se sim, o que achou?
Deixe um comentário e participe do blog engrandecendo a discussão.

1984 é um clássico moderno escrito por George Orwell no ano de 1948. O livro se passa em uma sociedade futurística e discorre sobre assuntos políticos em um cenário distópico, onde todos os passos sãovigiados pelo Grande Irmão.
Winston, personagem principal, vive em Oceânia (consulte o mapa no decorrer do post). O território de Oceânia é governado de forma arbitrária pelo Partido. A figura do Grande Irmão é a mais importante. Ele “segue” todos os cidadãos em cartazes espalhados com sua imagem, que parece estar sempre de olho no povo.
Além da Oceânia, existem Eurásia e Lestásia. Esses doisterritórios estão em guerra constante contra a Oceânia pela disputa dos territórios “neutros” (consultar mapa). Só que a guerra não é ideológica – é uma disputa de poder e domínio sobre o próprio povo que eles governam.
|
Organização dos países no romance 1984 |
Há teletelas espalhadas por todo território da Oceania (território esse que conta com um governo nos moldes de socialismo totalitário). Asteletelas são uma espécie de televisão, que ao mesmo tempo que transmitem informações vinte e quatro horas, também são responsáveis por capturar áudio e vídeo de quem passa na frente delas. Assim sendo, todos os seus movimentos são vigiados.
Você deve tomar cuidado com o que pensa: pensamentos contrários ao ideal do Partido também podem ser considerados um crime. E é a partir daí que se...
tracking img