Metodo abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Brasília - FACITEB
Curso: Administração
Professor: André
Semestre: 6°
Disciplina: Contabilidade de Custos

Alessandra Laura RA: 10920073
Dailson Evangelista RA: 10920057
Joseni Carvalho RA: 10920079
Maria Telma RA: 10920058
Renata Ribeiro RA: 10920065


Método de Custeio por Atividade ABC


Brasília
2012SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. Método de Custeio por Atividade ABC 4
2.1. Definição 4
3. O que são as atividades da empresa? 5
4. Importância e utilização do ABC 6
5. Implementação do ABC 6
6. Vantagens e desvantagens da aplicação do custeio ABC 6
7. Exemplo Prático 8
7.1. Produção e principais produtos 8
7.2. Apuração dos custos utilizando o Sistema de Custeio ABC. 88. CONCLUSÃO 12
9. REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda sobre a metodologia do Activity Based Costing (Custeio baseado por Atividade), mais conhecido como Método de Custeio ABC que tem a finalidade alocar recursos indiretos de maneira eficiente dentro da organização.
A fim de que se avalie o desempenho da empresa utiliza-se a análise econômico-financeira, com oobjetivo de extrair informações a partir das demonstrações contábeis da empresa para uma tomada de decisão eficaz. Porém essa análise apresenta limitações relacionada a pouca confiabilidade do mercado externo as organizações e à superficialidade dessa análise devido poucos indicadores que medem o desempenho da empresa.

Kaplan e Cooper (1998) afirmam que o ideal seria se a contabilidadefinanceira ampliasse de forma a incorporar a avaliação de outros ativos, que não os financeiros, como por exemplo, funcionários motivados e habilitados, processos internos eficientes, produtos e serviços de alta qualidade, clientes satisfeitos e fiéis.
Devido ao avanço da competitividade das organizações, juntamente com as inovações tecnológicas, o mercado exige novas formas de utilização das informaçõesfinanceiras e não-financeiras da gestão empresarial, principalmente a maior exigência das informações de custeio e desempenho. O sistema de custo por atividade (ABC) é considerado o mais avançado em termos de lógica dos critérios de alocação dos custos indiretos e mais vinculado a realidade, e como ferramenta ajuda a compreender as mudanças que afetam seu desempenho.
No decorrer do trabalho estáapresentada a importância do método ABC bem como suas vantagens e desvantagens de maneira clara e objetiva.

2. Método de Custeio por Atividade ABC
3.1. Definição

Custeio baseado em atividades ou custeio ABC ((Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologiadesenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.
Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar alucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tardicional lógica deabsorção dos custos.
A idéia básica é atribuir primeiramente os custos às atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamento dos custos que cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos, e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram serviços das atividades, atribuindo-lhes os custos definidos....
tracking img