Metidologia de pesquisa

2433 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

ILHÉUS - BAHIA
2015
CAMILA MARIA SOUZA SANTOS
MARIA GABRIELA GÓES DE OLIVEIRA

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Pesquisa realizada pela aluna Camila Maria; Do Curso de Pós-Graduação em Economia das Sociedades Cooperativas; Disciplina: Técnica de Pesquisa.

Professora: Helga Passos

ILHÉUS - BAHIA
2015
1- INTRODUÇÃO

O método científico é um conjunto básico de regras para desenvolver uma tese a fim de produzir novo conhecimento e integrar conhecimentos pré-existentes. Também consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (ou seja, baseadas apenas na experiência) e mensuráveis e as analisar com o uso da lógica. O método de pesquisa não consiste apenas em coletar dados para sustentar a hipótese do trabalho, é preciso sustentar uma tese a partir desses dados.
Existem alguns tipos de métodos, como o método de abordagem (dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo e dialético) e o método de procedimento (histórico, comparativo, estatístico, observacional e experimental).
Segundo LUDKE e ANDRÉ (1986), para realizar uma pesquisa é preciso conhecer os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico a respeito dele. Esse conhecimento advém da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da atividade investigativa do pesquisador, e também da continuação do que foi elaborado e sistematizado pelos que já trabalharam o assunto anteriormente. A primeira fase do processo de elaboração de uma pesquisa consiste na determinação do seu tema.

2- MÉTODOS DE ABORDAGEM

O método é o caminho a ser trilhado pelo pesquisador, desde o início de sua caminhada, com a formulação de um problema, até a comprovação da hipótese (resposta ao problema), ao final da pesquisa. Pode ser entendido como um conjunto de etapas que serão

Relacionados