Meteorologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meteorologia
(A ciência da atmosfera)
Preliminares
A meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos e está diretamente ligada à prática da astronomia. Para entender como as previsões meteorológicas são feitas e como os dados em que esta ciência se baseia para tais previsões são coletados, vamos estudar alguns dos instrumentos do meteorologista (profissional dedicado àmeteorologia).
Os dados coletados por instrumentos simples ganham fundamental importância quando adicionados a outros dados, obtidos por sistemas mais complexos como os radares, balões e satélites meteorológicos, os quais nos fornecem imagens das formações de nuvens sobre a terra em tempo real.
As previsões meteorológicas atuais são feitas por computadores de alta velocidade que analisam um enorme volumede dados históricos e medições recentes, coletadas por milhares de estações espalhadas por todo o mundo, além de dados recebidos via satélites.
Objetivo
Conhecer e construir instrumentos de coleta de dados para o registro histórico e previsões meteorológicas.
Estação meteorológica
Uma estação de coleta de dados meteorológicos é um local adequado e bem planejado, que contém um conjunto deinstrumentos aptos a fornecerem: a temperatura, a direção e velocidade dos ventos, os volumes de precipitações, o tempo de insolação, a umidade da atmosfera, a capacidade de evaporação etc.
Os dados da coleta diária e os históricos desses dados de anos anteriores é que nos permitirão fazer comparações e 'arriscar' a prever como se comportará o clima no futuro. Às vezes esta é uma necessidade imediatae a probabilidade de acerto está diretamente ligada à extensão do nosso conhecimento.
Por exemplo,
--- qual é a probabilidade de observarmos o eclipse total do Sol no amanhecer do dia 29 de março de 2006, em Natal-RN?
--- Será que lá chegando o céu não estará totalmente encoberto impossibilitando a mínima visão dos acontecimentos?

Baseados nos registros dos anos anteriores poderemos decidirfazer, ou não, a longa viagem para observá-lo.
Milhares de pessoas dedicadas, passam anos e anos coletando estes dados sistematicamente para formar a base deste trabalho.
Muitos instrumentos específicos são utilizados e aqui vamos conhecer as características dos mais comuns.
Pluviômetro
Termômetro
Anemômetro

Anemoscópio
Evaporímetro
Psicrômetro

Heliógrafo
Barômetro
HigrômetroMuitos destes instrumentos podem ser construídos com materiais corriqueiros e nos permitirão obter dados bastante confiáveis se comparados aos registros oficiais.
Uma simples anotação nas nossas agendas de observações poderão nos ajudar no futuro.
________________________________________
O pluviômetro
Finalidade
O pluviômetro (do latim pluviu= chuva, metru= medir), também conhecido comohietômetro ou udômetro, destina-se a medir a quantidade de precipitação, em forma de chuva, garoa, orvalho, neve ou granizo em uma determinada região.
Medida da precipitação
A unidade 'generalizadamente' adotada para a medida da "precipitação" é o milímetro, subentendo-se que 1 mm de precipitação corresponde à altura que se eleva 1 litro de água quando homogeneamente distribuída numa base de 1 metroquadrado. Assim, dizer em que tal região houve uma precipitação de "10 mm", significa dizer que (em média), cada 'metro quadrado' dessa região recebeu '10 litros' de água da chuva.
Para medir a chuva, qualquer recipiente de formato cilíndrico ou prismático pode servir. Basta colocar uma latinha ou outro recipiente numa área descoberta. Como a área é constante, podemos medir diretamente (usando umaproveta graduada) quantos milímetros se acumularam dentro do recipiente. Este processo, todavia, tem pouca precisão, podendo gerar erros de 1 ou 2 milímetros (1 ou 2 litros de erro, por metro quadrado; 1 milhão ou 2 milhões de litros de erro, por quilômetro quadrado!).
Um meio mais exato de efetuar a medida é usar uma vasilha de grande diâmetro de 'boca' e medir o volume de água acumulado...
tracking img