Meteoro e meteoritos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
FÍSICA
(Meteoros e meteoritos)

Nome:
Turma:

Meteoro
É o nome genérico dos fenômenos que ocorrem na atmosfera terrestre. (A chuva, o vento, o rastro de um meteorito, uma nuvem ou um arco-íris podem ser chamados de meteoros, já que são fenômenos que ocorrem dentro da atmosfera.) Quando um meteoroide penetra na atmosfera da Terra, ele produz um meteoro luminoso, que também échamado popularmente de ``estrela cadente''. Os meteoros  são pequenos asteroides que se chocam com a Terra. Ao penetrar na atmosfera da Terra geram calor por atrito com a atmosfera, deixando um rastro brilhante facilmente visível a olho nu. Existem aproximadamente 200 asteroides com diâmetro maior de 1 km, que se aproximam da Terra, colidindo com uma taxa de aproximadamente 1 a cada 1 milhão deanos. 2 a 3 novos são descobertos por ano, e suas órbitas são muitas vezes instáveis.

Meteoroides
São candidatos a se tornar meteoritos. Encontram-se vagando pelo espaço, à espera que algum dia penetre na atmosfera. Meteoroides são restos de cometas ou asteroides que se chocaram e partiram e têm dimensões mínimas, entre poucos micra (plural de mícron) e alguns centímetros, tão pequenos quenão podem ser detectados. Alguns meteoroides chegam a resvalar pela atmosfera superior e voltar ao espaço. É que o angulo de entrada foi tão raso, que ele não conseguiu penetrar, como uma pedra chapinhando na água.

Meteorito
 São as partículas causadoras de alguns meteoros (fenômenos). O rastro luminoso de um meteorito é um meteoro. Mas não podemos dizer: - Caiu um meteoro lá no sítio. Meteorosnão caem. O que cai vez ou outra é o meteorito, que se for de tamanho suficiente, pode sobreviver ao atrito da atmosfera e chegar ao solo. Alguns podem chegar até bem grandes e causar danos consideráveis. Alguns já caíram sobre casas e automóveis, e atingiram aviões durante o voo! Grandes meteoritos normalmente são procurados, encontrados, analisados e expostos em museus. Meteoritos de grandesdimensões são raros. Para avaliar quantos pequenos meteoritos caem sobre a Terra diariamente, faça uma experiência interessante. Coloque um imã forte no cano de descida das águas de chuva de um telhado grande. Como a maior parte dos meteoritos contém ferro e níquel, eles vão aderir ao imã. Os meteoritos são difíceis de classificar, mas os três maiores grupos são os rochosos, rochosos ferrosos eferrosos. Os meteoritos mais comuns são os condritos, que são meteoritos rochosos.

Composição dos Meteoritos

Entre cerca de 1500 meteoritos estudados, os astrônomos e geólogos encontraram certa regularidade em suas composições. Eles podem ser agrupados em três categorias:
1. Sideritos: compostos quase exclusivamente por ferro e níquel.
2. Siderólitos: mescla de material rochoso e metálico.
3.Aerólitos: compostos por materiais rochosos.
Os meteoritos presentes numa mesma classe apresentam-se com composições mineralógicas e químicas diferentes, de tal forma que podem ser agrupados em subclasses:
 · Sideritos: octaedritos, hexaedritos e ataxitos;
· Siderólitos ou Litossideritos: palasitos e mesossideritos (principais);
· Aerólitos ou Assideritos: condritos e acondritos.
Todos osmeteoritos possuem pequenas quantidades de materiais radioativos que são utilizados pelos geocronologistas para datação dos meteoritos. Os que foram datados por esse sistema possuem idades situadas entre 4,2 e 4,7 bilhões de anos.

Formas de colisão com a atmosfera terrestre
a) meteoroide se despedaça ao chocar-se com a atmosfera devido a grande resistência do ar (ângulo grande);
 b) meteoroideé espirrado pela atmosfera (ângulo pequeno);
 c) meteoroide entra na atmosfera (ângulo favorável).
 Não é só de um ângulo favorável que o meteoroide precisa para entrar na atmosfera. Depende também da sua velocidade, que no espaço é em média 40 km/s. Quando um meteoroide choca-se frontalmente contra a Terra durante sua órbita, conhecido como Efeito Diurno, a luminosidade do meteoro é mais...
tracking img