Meteorito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Meteoritos

O maior de todos de que se tem registro é conhecido como Hoba West. Ele foi encontrado na Namíbia em 1920, pesando 60 toneladas. A velocidade média é de 100 km/h. 8.400km/h ao entrar naatmosfera terrestre. Eles podem dar um susto, se caírem no seu telhado ou em seu carro. Mas, felizmente, os meteoritos grandes são raros - em média, apenas um meteorito de 1m de diâmetro cai na Terraa cada ano.
Grande parte dos meteoritos acondritos apresenta uma composição química muito semelhante à dos basaltos, a rocha vulcânica mais comum no planeta Terra.
O impacto de um meteorito com10 quilômetros de diâmetro, que se desloque à velocidade de 30 quilômetros por segundo é comparável com os seguintes aspectos: o volume do todos os edifícios dos EUA a embaterem contra a Terra a umavelocidade 100 vezes superior à de um avião a jacto; a energia libertada seria equivalente a 10.000 vezes o total do arsenal nuclear existente no pico da Guerra-Fria; a onda de choque produzida seriatão intensa que parte chega a fundir ou vaporizar as rochas atingidas; se o meteorito caísse no oceano, iria provocar uma onda de dimensões gigantescas (tsunami) que se iria deslocar a uma velocidadevertiginosa, alagando vários quilômetros de costa de numerosos países; se caísse em terra, iria levantar quantidades enormes de poeiras que se iriam espalhar por toda a atmosfera terrestre, impedindoa passagem dos raios solares, o que levaria a que as temperaturas diminuíssem bastante, até que as poeiras assentassem.
Os meteoritos podem ser subdivididos em: - carbonáticos, que são extremamentefriáveis e queimam com tal intensidade na fase incandescente; - assideritos ou aerólitos, os quais podem ser constituídos principalmente por silicato de alumínio, de composição semelhante à do SIAL,camada mais externa da crosta terrestre, ou por silicato de magnésio, de composição semelhante à do SIMA, camada intermediária do globo terrestre; - sideritos, constituídos por uma liga de ferro...
tracking img