Metedologia de projecto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Licenciatura em Educação Básica
Teoria e Gestão de Currículo
Docentes:

Pedagogia de Projecto

SETÚBAL
Janeiro 2010

ÍNDICE

1 - INTRODUÇÃO 4
2 - CONTEXTUALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA DE PROJECTO 5
3 - COMO SURGIU EM EDUCAÇÃO… 8
4 - O PROJECTO É UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA 9
Problema/tema de pesquisa e de intervenção 9Problemas parcelares/subtemas. O trabalho de grupo 10
Pesquisa e intervenção 10
Relatório. Apresentação do Projecto 11
Divulgação do projecto 12
5 – O PAPEL DO PROFESSOR/EDUCADOR 14
6 - INSTITUIÇÃO EDUCATIVA E COMUNIDADE 16
7- CONCLUSÃO 17

1 - INTRODUÇÃO

No âmbito da Unidade Curricular Teoria e Gestão de Currículo, foi-nos proposta a elaboração de um trabalho que caracterizasse umdos modelos curriculares apresentados no decurso das sessões presenciais, identificando as suas potencialidades e limitações. A nossa escolha recaiu sobre a Pedagogia de Projecto em que procuraremos evidenciar, de uma forma clara e fidedigna, os seus pressupostos teóricos, a filosofia educativa, as dinâmicas educativas, o papel do adulto e a concepção que lhe subjaz.
É de salientar, que todosos Modelos Curriculares para a Educação de Infância, contêm pressupostos teóricos e uma filosofia educativa que os «alicerça», não sendo a Pedagogia de Projecto uma excepção, tal como nos diz Berthelsen et al (1977) “Queremos definir trabalho de projecto como uma forma de educação onde os alunos – em colaboração com os professores e outras pessoas – exploram e tratam um problema em relaçãodirecta com a realidade social, em que o problema surge (…) o trabalho dá gradualmente uma perspectiva mais ampla e uma compreensão mais profunda, que o problema é abordado de um número de ângulos diferentes (…) e que a escolha de teorias, métodos e instrumentos são geridos pelo próprio problema.”
A Pedagogia de Projecto não é um modelo curricular, é, sim, uma metodologia de trabalho comcaracterísticas próprias, métodos e técnicas, que lhe conferem esse estatuto. Surge com o objectivo de romper com a concepção tradicional de ensino, uma vez que veio dar um papel mais activo à criança na construção do saber. A criança conduz o desenvolvimento do seu conhecimento segundo as suas necessidades e motivações, ao contrário do que acontecia no método tradicional de trabalho, onde o professor ocupavaum papel central. Pelas características que assume a Pedagogia de Projecto, esta é uma metodologia transversal a vários modelos, visto que a visão de criança que nos é apresentada está em constante desenvolvimento.

2 - CONTEXTUALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA DE PROJECTO

A palavra Projecto provêm do latim “projectare” que significa algo que se pretende realizar e modificar para atingir umdeterminado fim, fornecendo resposta ao “Porquê?”, ao “Para quê?” e ao “Como?”, o que implica que haja uma previsão e planificação dos caminhos a percorrer. Deste modo, na realização de um projecto é necessário articular diversas fases, tais como: o lançamento, a organização, a realização e a avaliação.

O trabalho de projecto é uma metodologia, à partida efectuada em grupo (em pequeno ou grande).É centrado no estudo de um problema, em que o grupo escolhe o dito problema, visto que a nomeação do tema vai de encontro aos interesses das crianças que constituem o grupo, tal como quando um “(…) projecto deverá corresponder a uma iniciativa das crianças, tendo como ponto de partida os seus interesses ou decorrendo de uma situação imprevista que desperta a sua curiosidade” (Ministério daEducação, 1998, p. 102), quando algo lhes desperta o seu interesse, curiosidade intelectual e desejo de aprender, o que se designa por pedagogia de situação, que surge como “mãe” da Pedagogia de Projecto.
Contudo, é necessário clarificar que “é preciso estabelecer o equilíbrio entre as iniciativas do educador e das crianças, cabendo ao primeiro aceitar as propostas das crianças, mas também tomar...
tracking img