Metedologia 5s

2556 palavras 11 páginas
Trabalho Elaborado Por: OGI 11
Carlos Silva
Sandra Coutinho
Susana Coelho

Índice geral

Introdução 3 1 - Enquadramento teórico da metodologia dos 5S 4 1.1- Aparecimento dos 5S 4 1.2- A metodologia dos 5S 5 2 - O Significado dos 5S 7 3 - Os 5 S e a Segurança no Trabalho 11 3.1- A prática dos 5 S 11 4- Principais benefícios da metodologia dos 5S. 12 4.1- Caso de aplicação da metodologia dos 5S na organização: 13 5 - Rotina 5S 14 5.1 - Plano de Inspecção 5S 15 6- Conclusão 17

Introdução O que é os 5S ? Os 5S não é simplesmente uma ferramenta. É uma caixa de ferramentas simples, mas de grande serventia. O custo de sua utilização é praticamente zero, os resultados significativos e de curto, médio e longo prazos.

Inserido no contexto da Filosofia Kaizen, os 5S é, antes de tudo, parte primordial da filosofia que explicita a Melhoria Contínua. Segundo Masaaki Imai, “O Kaizen é um enfoque humanístico, pois espera que todos - todos mesmo - participem dele. Ele se baseia na crença de que todos os seres humanos, podem contribuir para o melhoramento do seu local de trabalho onde eles passam um terço das suas vidas. A metodologia 5s é utilizada para melhorar a produtividade das pessoas e organizações. Foca na redução do tempo de acesso as coisas necessárias para o trabalho, na redução de despesas com materiais e equipamentos, na melhoria de qualidade de produtos e serviços e na satisfação das pessoas com o trabalho. O 5S pode ser aplicado em qualquer ambiente de trabalho, nos sectores de serviços, manufactura e primário.

1 - Enquadramento teórico da metodologia dos 5S 1.1- Aparecimento dos 5S

Durante a Segunda Guerra Mundial muitos países foram destruídos, especialmente o
Japão, arruinado pela bomba atómica. Após o término da Segunda Guerra Mundial,

Relacionados