metauis pesados

2737 palavras 11 páginas
ANALISES TOXICOLOGICA
Prof. Eva Batista
CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS
Metais pesados são metais quimicamente e altamente reativos e bioacumuláveis, ou seja, os organismos não são capazes de elimina-los. A intensidade da exposição dos metais e também os seus efeitos são mostrados por prevenção usados em saúde ocupacional, monitoração ambiental e biomonitoração (indicador biológico de exposição)
Acredita-se que os metais talvez sejam os agentes tóxicos mais conhecidos pelo homem.
Há aproximadamente 2.000 anos a.C., grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minérios, como subproduto da fusão da prata e isso provavelmente tenha sido o início da utilização desse metal pelo homem. Os metais pesados diferem de outros agentes tóxicos porque não são sintetizados nem destruídos pelo homem.
A atividade industrial diminui significativamente a permanência desses metais nos minérios, bem como a produção de novos compostos, além de alterar a distribuição desses elementos no planeta. A presença de metais muitas vezes está associada à localização geográfica, seja na água ou no solo, e pode ser controlada, limitando o uso de produtos agrícolas e proibindo a produção de alimentos em solos contaminados com metais pesados. Todas as formas de vida são afetadas pela presença de metais dependendo da dose e da forma química.
Muitos metais são essenciais para o crescimento de todos os tipos de organismos, desde as bactérias até mesmo o ser humano, mas eles são requeridos em baixas concentrações e podem danificar sistemas biológicos.
Os metais são classificados em:
1. elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio; molibdênio, vanádio, estrôncio
2. micro-contaminantes ambientais: arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio; 3. elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminantes: cromo, zinco, ferro, cobalto, manganês e níquel. Os efeitos tóxicos dos metais sempre foram

Relacionados