Metas superadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
aniversários, festas de fim de ano, lançamento de novos produtos, etc... Esse tipo de festa faz parte de toda empresa, não importa se é uma microempresa ou multinacional. 

Mas, será que a festa é mesmo apenas uma festa inocente, só para confraternizar? Não, claro que não. 

Festas em empresas são excelentes oportunidades para melhorar a integração e promover a harmonia e união entre aspessoas, além de ajudarem a dimunuir o estresse, mas também podem estar cheias de ciladas, algumas são propositais, outras apenas acontecem, são casuais. A maioria das pessoas não percebe, mas, durante essas festas, o seu comportamento é analisado o tempo todo. Mas analisado por quem? Por seu chefe e seus colegas.
-------------------------------------------------
Abaixo vou citar as ciladas maiscomuns: 

Ir ou não?
O único motivo justificável para você não ir a festa da empresa é você ter sido atropelado e estiver internado em estado grave. Do contrário sua ausência contará contra você. Você será considerado pelo grupo como "o cara com quem não podemos contar". E essa fama é suicídio profissional. 

Bebidas alcoólicas
Observa-se se o funcionário tem auto-controle e responsabilidadesobre si mesmo. As doses de bebidas consumidas podem indicar isso. Quanto mais moderado você for, melhor será visto pela empresa. Beba pouco. O ideal mesmo é você não beber. Desculpe-se com seus colegas e diga que está passando mal do estômago ou tomando algum medicamento. Mas não seja um desmancha prazeres. Use seu bom senso. Se todos seus colegas estão de pilequinho, finja. Não se torne oexcluído. 

Conversas
Há que se ter muito cuidado nesse quesito. Observa-se se o funcionário é indiscreto, se ele reclama do salário que recebe, se fala mal de algum colega ou de seu chefe, se ele revela informações sigilosas, etc. A sua discrição significa que você é digno de confiança. 

Sociabilidade
Observa-se se algum funcionário se isola quieto num canto, se é mal-humorado, antipático ougrosseiro com os demais, se ele sabe cativar os colegas com suas conversas, histórias e piadas, se é sociável com todos à sua volta ou se entra em conflito com os outros facilmente. Saber se entrosar com os demais em uma festa pode significar capacidade de trabalhar em equipe e facilidade de lidar com pessoas. 

Compostura
Esse é outro ponto perigoso. Geralmente, um funcionário perde a composturadepois de exagerar nas doses de bebidas alcoólicas. As pessoas, quando bebem demais, acabam falando bobagens demais também. Observa-se também se há muita intimidade e troca de carícias entre as pessoas que trabalham na mesma empresa (o que também pode ser provocado pelo consumo exagerado da "malvada"). Tenha cuidado, pois paqueras e namoros entre funcionários ainda são fortemente repudiados por grandeparte das empresas, a ponto de resultar em demissão. Roupas vulgares demais também são analisadas, assim como os modos, como sentar-se e cruzar as pernas com uma minissaia curtíssima, por exemplo. Lembre-se que nesse momento você não está entre amigos e parentes, você está entre chefes e colegas de trabalho (ou pode até estar num ninho de cobras). 

Bajulação
Há pessoas que, no dia-a-dia daempresa, fogem da presença de seus chefes como o diabo foge da cruz, por sentirem medo ou antipatia pelo mesmo. Porém, quando a empresa resolve dar uma festa, são as primeiras a quererem "puxar o saco" de seus superiores e forçar uma intimidade que não existe, a fim de conseguir alguma promoção, aumento de salário ou qualquer outra vantagem dentro da empresa. Isso pode ser interpretado como falsidadeou descaramento e ter efeito contrário sobre o futuro de sua carreira na empresa. 

Baseado nisso tudo, agora fica mais fácil de você compreender por que um funcionário foi demitido na segunda-feira, depois de uma certa festa empresarial realizada no sábado ou no domingo. A turminha do RH sempre fica de olho, principalmente se você der aquela "escorregada feia" durante a festa. E se você...
tracking img