Metamorfoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A epopeia de quinze volumes, Metamorfoses escrita pelo poeta Públio Ovídio Nasão, consiste numa sucessão de descrições lendário-mitológicas romanas, cujo elo comum é a transformação do ser humano.Para Ovídio, o mundo não é estático, está em constante, movimento e mutação.
Na Metamorfose, o mito de Ceres (também conhecida na mitologia grega por Demeter) e Fome, reside na ideia de que quemdesobedece aos deuses é severamente punido, com a tortura e eventualmente a morte.
Ceres é a deusa do Olimpo, que se ocupa da terra: providencia a abundancia dos cerais e cuida das searas. É filha deSaturno e irmã de Júpiter.
A Fome, é um daemon ou seja um espírito neste caso maléfico, um demónio, que faz de intermediário entre os deuses e o homem. Os Fados (destino), não permitem o encontro entreas deusas, pois a Fome poderá contaminar com a sua “peste”, a querida Deusa da terra – Ceres.
Ovídio descreve a Fome, com uma clareza tal que deixa o leitor mortificado de medo ao imaginar talpersonagem: aspeto medonho, em forma de esqueleto, mumificado, possuidor de uma pequena réstia de vida, um espirito do mal. Ninguém o descreveu, tão bem como ele, a sua narrativa, inventa uma nova forma dedescrever o imaginário, que nos faz presenciar os acontecimentos. Como diria Farmhouse 1: “Ovídio é reconhecidamente um mestre na arte de descrever”. Tal como Farmhouse, também Ettore Paratore,legitima em Ovídio o mérito de grande versejador reconhecendo-o em Séneca, que aprendeu com ele “várias coisas para a análise do coração…”2., bem como nos poetas: Estácio, Petrónio, Apuleio
Toda a obraovidiana, é resultado da mudança política, social e cultural, concretizada pelo Imperador Romano Otávio Augusto, que com o seu ministro Mecenas, propagandeou o seu Principado, incentivando a divulgaçãodas glórias de Augusto, protegendo os artistas como Ovídio.
O Século de Augusto, assim consagrado pela história, foi muito fecundo na criação de obras clássicas, consideradas as mais importantes...
tracking img