Metamorfose completa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Metamorfose completa ex: mosca

Artropodes

Características gerais:

• Presença de esqueleto esxterno formado por quina.Na região das pernas apresentam articulações, daí o nome artropoda.

• O esqueleto não muda de tamanho, assim,para crescer os artrópodes sofrem mudas, isto é, trocas de esqueleto;

• Possuem um sistema respiratório completo;

• A reprodução esexuada;

• A respiração pode ser traqueal, filotraqueal ou branquial;

• Os artropopdes são dividido em cinco principais:


-




Diplópodas

[pic]

e)Diplópodas:
-O corpo é dividido em cabeça, tórax e segmentos abdominais;
-Possuem um par de antenas;
-Não produzem veneno;
-Apresentam dois pares de pernas por segmento abdominal;
-Exemplos: Piolhos-de cobra e Embuás.[pic]

Metamorfose incompleta



Insetos
Página 3 Pedagogia & Comunicação | Fund. Oswaldo Cruz
[pic]

Share on twitterShare on facebookShare on orkutShare on emailMore Sharing Services
"Inseto" é uma palavra derivada do latim Animale insectum, e significa "animal segmentado"; insectum é o particípio passado do verbo insecare, que quer dizer "cortar em" (partes). Portanto, aprópria palavra inseto se refere ao fato desses animais possuírem o corpo dividido em segmentos.

Os insetos formam a maior classe do Reino Animal com mais de 800 mil espécies conhecidas. Vivem espalhados por todo o mundo, desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos. 

Nesta classe estão incluídos animais como besouros, pulgas, borboletas, libélulas,percevejos, entre outros. O corpo é dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça existe um par de antenas. No tórax encontram-se três pares de apêndices locomotores e as asas, quando presentes. Nem sempre é possível distinguir claramente as três regiões do corpo.

CARACTERÍSTICAS

- simetria bilateral
- corpo segmentado (principalmente o abdome)
- heteronomia (corpo dividido em partesdistintas: cabeça, tórax e abdome)
- exoesqueleto quitinoso
- 1 par de antenas - díceros
- 2 pares de asas - tetrápteros (há exceções)
- 3 pares de pernas - hexápodos
- mandibulados ectognatos
- aparelho circulatório dorsal
- sistema nervoso ventral
- ausência de epitélio ciliado

[pic]

Os insetos são distribuídos por mais de 30 ordens. Um dos critérios usados para a classificação dosinsetos é o número e a forma das asas. Veja algumas:

- Himenópteros - asas parecidas com membranas - aqui se incluem insetos sem asas. Entre os himenópteros temos as abelhas, vespas e formigas, cujas sociedades são complexas e muito eficientes, além do que as formigas são os animais mais fortes em proporção ao seu tamanho.
- Dípteros - duas asas, como exemplo pode-se citar a mosca e omosquito. As moscas, mosquitos e outros membros da ordem dos dípteros (insetos com apenas um par de asas) reproduzem-se tão numerosamente que se não fosse pelos seus predadores e outros fatores limitantes, um único casal destes insetos poderia cobrir a Terra com seus descendentes.
- Coleópteros - asas formando estojo, como exemplo pode-se citar o besouro. Os coleópteros são pequenos blindados vivos.
-Ortópteros - asas retas, formando angulo reto com o corpo. Reúnem gafanhotos e grilos, que estão entre os melhores saltadores da natureza.

O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetoshemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos). Na metamorfose incompleta do ovo emerge a ninfa, que se desenvolverá no adulto. Na metamorfose completa, do ovo emerge uma larva que origina a pupa, que, por sua vez, se transforma no adulto.

A METAMORFOSE

Várias espécies de insetos passam pelo processo de metamorfose antes de atingirem a forma adulta. Quando eclodem do ovo, possuem o...
tracking img