Metalurgica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO


Há uma tendência natural do ferro constituinte do aço retornar ao seu estado primitivo de minério, ou seja, combinar com os elementos presentes no meio ambiente (O2, H2O) formando óxido de ferro.
Esse processo começa na superfície do metal e acaba levando a sua total deterioração caso não sejam tomadas medidas preventivas.
O mecanismo é o mesmo que ocorrenuma bateria, isto é, dois metais imersos em uma solução condutora (eletrólito) provocam a passagem de corrente elétrica e o desgaste de um dos metais (ânodo).
No caso da corrosão atmosférica, o eletrólito é a umidade do ar, com sua condutividade aumentada pela presença da poluição industrial ou marítima e a passagem de corrente ocorre entre regiões diferentes (ânodo e cátodo) do mesmo metal, taiscomo: áreas cobertas por detritos ou água, pequenas alterações na composição do metal ou variações de temperatura.



Esquema de uma pilha galvânica




Na fase de projeto pode-se tomar cuidados para minimizar os problemas da corrosão. Algumas recomendações são citadas a seguir e ilustradas no anexo.
-evitar a formação de regiões de estagnação de detritos ou líquidos ou, seinevitável, prever furos de drenagem na estrutura.
-prever acessos e espaços para permitir a manutenção
-preencher com mastiques ou solda de vedação as frestas que ocorrem nas ligações
-evitar intermitência nas ligações soldadas
-evitar sobreposição de materiais diferentes
-evitar que elementos metálicos fiquem semi-enterrados ou semi-submersos


As condições do meio (microclima) emque um elemento do aço se encontra determinam fortemente o tipo de tratamento que deverá ser empregado para protegê-lo dos efeitos das corrosões. De uma maneira simplificada, podemos classificar os meios ambientes em:
-rural: com presença ou não de umidade e sem poluição
- urbano: com umidade e poluição proveniente da queima de combustíveis automotores
- industrial: com umidade e altaconcentração de poluentes
- marítimo: com umidade e presença de névoa salina (Cl-)
- marítimo-industrial: conjunção dos poluentes dos dois tipos de ambientes


Além dos cuidados em projeto, as principais soluções empregadas para eliminar ou reduzir a velocidade de corrosão a valores compatíveis com a vida útil ou com os intervalos de manutenção dos componentes de aço são:
- utilização deaços resistentes à corrosão atmosférica
- aplicação de revestimento metálico (zincagem)
- aplicação de revestimento não-metálico (pintura)





AÇOS RESISTENTES À CORROSÃO
ATMOSFÉRICA


Entre os aços resistentes à corrosão atmosférica destacam-se os aços inoxidáveis, obtidos pela adição de níquel e cromo, porém de uso restrito em edificações devido ao seu custo elevado, e oschamados aços patináveis ou aclimáveis.
Os aços patináveis foram introduzidos no início da década de trinta, nos Estados Unidos, para a fabricação de vagões de carga. Dadas às características e qualidades desses aços, que combinavam alta resistência mecânica com resistência à corrosão atmosférica, rapidamente encontraram aceitação, ainda que, na maioria das vezes, fossem empregados comrevestimento. Comercialmente, tais aços receberam o nome de "Corten" e hoje são mundialmente utilizados na construção civil.


CARACTERÍSTICAS


Os aços patináveis apresentam como principal característica a resistência à corrosão atmosférica que, dependendo da agressividade do meio ambiente e do tempo de exposição, pode ser de 5 a 8 vezes maior que a dos aços-carbono. A resistência à corrosãoatmosférica dos aços patináveis foi estudada ao longo de anos por meio de ensaios acelerados e não–acelerados de corrosão em diferentes condições atmosféricas, onde foi comprovada a sua superioridade em relação aos aços-carbono comum. Os aços resistentes à corrosão são disponíveis no Brasil sob a forma de chapas e bobinas. Esses aços são produzidos pelas principais siderúrgicas do país e possuem...
tracking img