Metalurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1° A metalurgia  é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como o ferro (Fe), o ouro (Au), a prata (Ag) e o bronze (Cu-Sn). Os materiais metálicos constituem um dos grupos em que podemos classificar tecnicamente os materiais. Os outros três grupos são: materiais poliméricos, materiais cerâmicos e compósitos (formados pela junção de materiais de tiposdiferentes. Ex.: fibra de vidro é um compósito formado por um material cerâmico e um material polimérico).
2º A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos.
3° O ferro tem maior tendência de sofrer oxidação, pois possui menor número de elétrons na última camada de valência.
4° 1-etapa:Processamento mineral
2-etapa: redução do oxigênio do mineral – (pré-forno)
3-etapa: redução do óxido (Alto-forno)
4°etapa: processo de enriquecimento
5°etapa: produto- escória, ferro-gusa.
5° O Fe2O3, chamado de hematita, que é o principal minério de ferro. Teoricamente, ele contém 70% de Fe.
6° O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e aço. Naprodução de ferro gusa, o carvão cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação de alto-forno da siderúrgica e com agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.
7° É fazer com que o número de oxidação diminua, e, porém o elemento recebe elétrons.
8° Mesmo com todo o cuidado em eliminar as impurezas na forma de escória, ainda assim o ferro-gusaapresenta traços de alguns contaminantes: de 1,5 a 4,5% de carbono, de 0,7 a 3,0% de silício e de 0,1 a 0,3% de fósforo. Essa composição torna o ferro extremamente quebradiço.
9° O ferro-gusa é um subproduto do processo de fundição para fazer ferro puro. O minério de ferro é aquecido utilizando alto teor de carbono combustível de coque, o que resulta em ferro fundido com um teor de carbono muitoelevada, geralmente cerca de 4%.
10° O aço é uma liga de Ferro-Carbono, produzido nas siderúrgicas por diferentes processos, na maioria das vezes pelo refino da gusa (obtido em altos fornos pela transformação do minério de ferro), pela refusão da sucata e em menor quantidade, por redução direta do minério.
11° O aço possui excelentes propriedades mecânicas, tais como: resistência mecânica, eductilidade.
12° O ferro-alfa é estável abaixo de 906°C, com estrutura cúbica de corpo centrado.
13° O ferro-gama é estável entre 906°C e 1403°C com estrutura não magnética, cúbica de faces centradas.
14° Até a temperatura de 910°C o ferro apresenta uma estrutura cúbica de
corpo centrado (ccc).

15°
Fe = R = 0,1241 nm ou 0,1241.10-9 m
CFC = 4 átomos
a = 2.R.2 a= 2. 0,1241.10-9.2a= 3,51.10-10 m

16° Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata). O branco é utilizado em peças em que se necessite de elevada resistência à abrasão. Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura.
17° estado inicialestado final
2Fe203(s) + 6C(s) + 302 (g) 4Fe(s) + 6C02 (g) + energia
Minério Carvão gás ferro Dióxido Luz e calor
De ferro oxigênio de carbono

18° O encruamento de um metal pode ser definidocomo sendo o seu endurecimento por deformação plástica.
19°  Um defeito na estrutura cristalina pode ser compreendido como a ruptura de sua regularidade. Os defeitos podem ser classificados como puntiformes, lineares e de superfície.
20° A maleabilização é um principio, um tratamento térmico ao qual se submetem ferros fundidos brancos, de composição bem definidas, como carbono na...
tracking img