Metalurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRATAMENTOS TÉRMICOS
De modo geral o principal motivo dos tratamentos térmicos em ferros fundidos é o alívio de tensões decorrentes do processo de fundição.
Nos ferros fundidosbrancos é usual fazer tratamentos térmicos para reduzir as tensões decorrentes das diferentes velocidades de solidificação através das seções da peça. A uniformização da estrutura éfundamental quando essas peças são sujeitas a esforços mecânicos de choque.
O tratamento térmico nos ferros fundidos cinzentos têm por objetivo melhorar suas propriedades, os maiscomuns são: alívio de tensões ou envelhecimento artificial; recozimento, para melhorar as usinabilidade; normalização e têmpera com revenido, atuando na resistência à tração e durezamelhorando a resistência ao desgaste.
O recozimento consiste no aquecimento do material até acima da zona crítica, seguido de esfriamento lento e geralmente dentro de fornos. Visadevolver propriedades normais que foram alteradas em tratamentos mecânicos anteriores. O tempo de encharque depende da quantidade de grafitização desejada. O recozimento grafitizante,emprega-se a ferros fundidos que apresentam carbonetos maciços. A normalização – recozimento com esfriamento à temperatura ambiente – visa obter matriz homogênia com eliminação decarbonetos maciços.
Na têmpera, a peça é aquecida acima da zona crítica e esfriada rapidamente em água ou óleo visando aumentar a dureza, limite de escoamento e resistência à tração.
Orevenido consiste em reaquecer a peça temperada até a uma temperatura adequada abaixo da zona crítica e esfria-la novamente. Visa corrigir os efeitos da têmpera quando se manifestadureza e tensões internas excessivas e perigosas.
Os gráficos abaixo relacionam a temperatura que a peça é levada e a velocidade de esfriamento dos tratamentos térmicos supra citados.
tracking img