Metalurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA AMAZÔNIA
CURSO TÉCNICO EM METALURGIA

TONY RAYME
SUED MARQUES
SERGIO SANTANA
DIEGO SANTANA

RESÍDUOS SÓLIDOS

BARCARENA – PA
MARÇO/2012
NÚCLEO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA AMAZÔNIA
CURSO TÉCNICO EM METALURGIA

TONY RAYME
SUED MARQUES
SERGIO SANTANA
DIEGO SANTANA

RESÍDUOS SÓLIDOS

Trabalho apresentado à disciplina Meio Ambiente, comorequisito de nota parcial.
Professora: IZAYRA ANDRADE

BARCARENA – PA
MARÇO/2012
INTRODUÇÃO
Os lixões, muitos deles situados às margens de rios e lagoas, fazem parte de um dos focos de grandes problemas. O debate sobre o tratamento e a disposição de resíduos sólidos urbanos ainda é negligenciado pelo Poder Público. Lixo é todo e qualquer resíduo sólido resultante das atividades diárias dohomem em sociedade. Pode encontrar-se nos estados sólido, líquido e gasoso. Como exemplo de lixo, temos as sobras de alimentos, embalagens, papéis, plásticos e outros. 
A definição de LIXO - que também vem a ser chamado de Resíduos Sólidos, como material inservível e não aproveitável é, na atualidade, com o crescimento da indústria da reciclagem, considerada relativa, pois um resíduo poderá serinútil para algumas pessoas e, ao mesmo tempo, considerado como aproveitável para outras.

DESENVOLVIMENTO
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc.
Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. Sãooriginários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.
Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipode processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.
Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares quesão formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

FONTE: GOOGLE IMAGENS

CLASSIFICAÇÃO
Segundo o critério de origem e produção, o lixo pode ser classificado da seguinte maneira:
·Doméstico: gerado basicamente em residências;
·Comercial: gerado pelo setor comercial e de serviços;
·Industrial: gerado por indústrias (classe I, II e III);·Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clínicas, etc.;
·Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos.
De acordo com a composição química, o lixo pode ser classificado em duas categorias:
- Orgânico
- Inorgânico

DESTINO DO LIXO
RESÍDUO DESCARTADO SEM TRATAMENTO:
Caso o lixo não tenha um tratamento adequado, ele acarretará sérios danos ao meio ambiente:
1º -POLUIÇÃO DO SOLO: alterando suas características físico-químicas, representará uma séria ameaça à saúde pública tornando-se ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças, além do visual degradante associado aos montes de lixo.
2º - POLUIÇÃO DA ÁGUA: alterando as características do ambiente aquático, através da percolação do líquido gerado pela decomposição da matéria orgânicapresente no lixo, associado com as águas pluviais e nascentes existentes nos locais de descarga dos resíduos.
3º - POLUIÇÃO DO AR: provocando formação de gases naturais na massa de lixo, pela decomposição dos resíduos com e sem a presença de oxigênio no meio, originando riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias, se em contato direto com os mesmos.

FONTE: GOOGLE...
tracking img