Metalurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metalurgia do pó
A

metalurgia do pó, também chamada sinterização, sinterização é o ramo da indústria metalúrgica que se dedica à produção de peças a partir de pós metálicos e não-metálicos. Embora pesquisas arqueológicas mostrem que o homem já produzia armas, lanças e ferramentas a partir de aglomerados de ferro, há cerca de 6000 anos a.C., somente no século XIX foram dados os primeirospassos para o desenvolvimento da moderna metalurgia do pó. O ano de 1829 representa um marco na história da metalurgia do pó, pois data desse período a produção de peças de platina maleável, material que até então não podia ser processado por fundição normal, em razão do seu alto ponto de fusão (cerca de 1.775°C). No início do século XX, foram desenvolvidos processos para obtenção de peças detungstênio e de molibdênio por sinterização. Mas a produção só se expandiu mesmo após a Segunda Guerra Mundial, para atender à demanda da florescente indústria automobilística. Hoje são inúmeras as aplicações industriais de peças produzidas por sinterização. Esta tecnologia, comparada à metalurgia convencional, tornou-se competitiva tanto por razões tecnológicas quanto por razões econômicas. Onde forpreciso produzir grandes quantidades de peças, de formas complexas, sempre haverá espaço para a metalurgia do pó. Se você quiser saber mais sobre a metalurgia do pó, estudar os assuntos desta aula será um bom caminho. Você ficará conhecendo as etapas do processo de produção baseado na metalurgia do pó, poderá analisar as vantagens e desvantagens desta tecnologia e descobrirá suas principaisaplicações.

Nossa aula

Por que utilizar a metalurgia do pó
Observe, com atenção, as peças a seguir. Você consegue imaginar quantas operações seriam necessárias para produzi-las pelos processos convencionais de usinagem? É capaz de avaliar quanto cavaco seria gerado? Acha que seria

possível produzir 2.000 peças iguais a qualquer uma dessas, por dia? Quantas pessoas e máquinas seriam necessáriaspara dar conta da encomenda? A metalurgia do pó é uma alternativa que torna possível esta produção com uma única prensa e um operador, com o máximo aproveitamento da matéria-prima. Essa tecnologia baseia-se na prensagem de pós em moldes metálicos e consolidação da peça por aquecimento controlado. O resultado é um produto com a forma desejada, bom acabamento de superfície, composição química epropriedades mecânicas controladas. A seguir, você ficará conhecendo mais detalhes sobre as etapas do processo da metalurgia do pó.

A U L A



Etapas do processo
O processo de produção da metalurgia do pó envolve três etapas fundamentais: a obtenção dos pós, a compactação e a sinterização propriamente dita. Obtenção do pó O tamanho, a forma e a distribuição dos grãos são característicasimportantes na produção de peças sinterizadas e variam conforme o método de obtenção do pó. Os métodos de obtenção podem ser mecânico, químico, físico e físicoquímico. Dependendo das características desejadas do grão, mais de um método pode ser empregado sucessivamente. Um dos métodos físicos mais usados é a atomização atomização. O metal fundido é vazado por um orifício, formando um filete líquidoque é “bombardeado” por jatos de ar, de gás ou de água. Esses jatos saem de bocais escolhidos de acordo com o formato de grão desejado e produzem a pulverização do filete de metal fundido e seu imediato resfriamento.

Tipos de bocais de atomização

reduzido, Depois, o pó é recolhido, reduzido peneirado e está pronto para ser usado. A espessura do filete, a pressão do fluido utilizado, as formasdo conjunto de atomização, a configuração do bocal de atomização e o tipo de atomização determinam o tamanho e forma das partículas do material pulverizado. Um método físico-químico utilizado, principalmente para a produção de pós de cobre, é a eletrólise O metal, na forma sólida, é colocado num tanque eletrólise. e dissolvido numa solução eletrolítica, na qual passa uma corrente elétrica....
tracking img