Metalurgia extrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CET – CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA GAL. EDMUNDO DE MACEDO SOARES E SILVA







METALURGIA EXTRATIVA











JOEL AUGUSTO DE PAULA

NATHÁLIA FERREIRA PAULA

NAYARA DE SOUSA ASSIS

VICTOR HENRIQUE O. PEREIRA

RAYLANDER AUGUSTO DE PAULA













Congonhas, 14 de Junho de 2012

CET – CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA GAL. EDMUNDO DE MACEDO SOARES ESILVA



METALURGIA EXTRATIVA







Trabalho de TCM apresentado ao professor Heráclito Alexandre,

da disciplina de Noções de Metalurgia, do

Curso Técnico em Mineração III módulo,

do CET em congonhas.







JOEL AUGUSTO DE PAULA

NATHÁLIA FERREIRA PAULA

NAYARA DE SOUSA ASSIS

VICTOR HENRIQUE O. PEREIRA

RAYLANDER AUGUSTO DE PAULACongonhas, 14 de Junho de 2012


Sumário


Introdução 4

Introdução à Metalurgia Extrativa 5
Metalurgia Extrativa 6
Processamento de Minérios 8

Pirometalurgia 8
Hidrometalurgia 9
Razão e Características da Metalurgia Extrativa 10

Procedimento Extrativo: Partes e Objetivo 10
Processo Extrativo 11
Rotas Extrativas 11

Principais Metais 13
A Siderurgia ouMetalurgia Extrativa do Ferro 13
Conclusão 20
Referência Bibliográfica 21



INTRODUÇÃO


Neste presente trabalho iremos relatar vários fatores que nos disponibiliza e completa nossos conhecimentos, um assunto de grande importância para nosso curso que é a metalurgia extrativa que relata a prática de extração de metal do minério. O processamento de minérios a Pirometalurgia,Hidrometalurgia para a separação das gangas, a lixiviação, alto forno, processo extrativo e etc. ACOMPANHE!



INTRODUÇÃO À METALURGIA EXTRATIVA


A metalurgia é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como o ferro (Fe), o ouro (Au), a prata (Ag) e o bronze (Cu-Sn). Os materiais metálicos constituem um dos grupos em que podemos classificar tecnicamente osmateriais. Os outros três grupos são: materiais poliméricos, materiais cerâmicos e compósitos (formados pela junção de materiais de tipos diferentes. Ex.: fibra de vidro é um compósito formado por um material cerâmico e um material polimérico).
Um importante ramo da metalurgia, que embora já existisse, ganhou grandes proporções após o século XVIII, é a metalurgia extrativa que tem como focode trabalho a obtenção de metais a partir de sucata ou minérios. Atualmente, cerca de 40% do aço produzido no mundo é obtido a partir da fusão da sucata (UFRGS).
Ao campo da metalurgia extrativa que trata da obtenção especificamente do ferro dá-se o nome de siderurgia, mas este conceito também se refere as demais etapas do processo de trabalho do ferro: a transformação, fundição epreparação, destacando-se a produção do aço (Fe-C).
Mais recentemente, o desenvolvimento de uma técnica de fabricação de pecas através da utilização de pós metálicos deu origem ao surgimento de uma nova área de estudo na metalurgia: a metalurgia dos pós. A tecnologia desenvolvida na década de 70 para atender, principalmente, ao setor de informática, permite a fabricação de peças de alta precisão ecomplexidade.
Poucos metais se apresentam na natureza em estado puro. Por isso, na maior parte dos casos, aplicam-se os métodos da metalurgia extrativa. Na seleção da técnica mais adequada de extração é importante considerar não apenas a estrutura química do minério, mas também fatores como a natureza das impurezas presentes no mineral que, em alguns casos, têm valor econômico.

Ooxigênio, de elevada eletronegatividade e relativamente abundante, é o elemento químico que mais tende a combinar-se com os metais na natureza. Por isso, o aspecto mais importante na extração dos metais é sua redução, processo que corresponde à reação química contrária à oxidação.
Antes de passar pela etapa de redução, os minérios são britados, moídos (em alguns casos), classificados por...
tracking img