Metalurgia da soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 I INTRODUÇÃO
O principal objetivo a ser alcançado com o estudo da Metalurgia da soldagem é entendimento dos fenômenos físico-químico e metalúrgicos responsáveis pela ocorrência de defeitos e sua relação de dependência com os procedimentos de soldagem. Esta condição é acompanhada da premissa na qual é estabelecido que a qualidade de uma junta soldada não deve ser avaliada exclusivamente peloaspecto visual do cordão de solda
Na grande maioria dos casos, os defeitos originários de processos de soldagem, quando não ligados diretamente a falhas do processo (parâmetros desregulados), têm relação direta com os fenômenos influenciados diretamente pelo calor de soldagem. A ação do calor, mais ou menos intensa, dependendo de particularidades do processo, é a principal responsável pela ocorrênciade fenômenos físico-químicos como fusão, vaporização e solidificação, assim como, de transformações metalúrgicas no estado líquido e sólido.
Embora as ocorrências de “defeitos” de soldagem possam ser eliminadas ou pelo menos reduzidas a níveis aceitáveis. Deve ser considerado que em condições de soldagem “em campo” ou fora das condições ideais de laboratórios, é praticamente impossível a produçãode juntas soldadas isenta de defeitos, entretanto, quando a incidência de defeitos não excede determinado nível, na maioria das vezes estabelecido em normas técnicas, a ocorrência não implica necessariamente na impossibilidade de uso da junta soldada.
O texto apresentado tem por objetivo auxiliar o aluno do curso técnico na aprendizagem dos fundamentos da metalurgia da soldagem, sendo os assuntosabordados com a profundidade necessária, tendo o autor consciência da natureza multidisciplinar da matéria e das dificuldades encontradas por alunos de cursos técnicos para o entendimento de assuntos abordados freqüentemente em publicações destinadas a alunos de nível superior.
Finalmente a essência deste trabalho ressume-se a uma revisão bibliográfica baseada em trabalhos publicados sobre oassunto por diversos autores, onde os principais objetivos foram o estabelecimento de uma seqüência lógica de apresentação que facilitasse a aprendizagem e principalmente, conforme citado anteriormente, tornar o assunto acessível a alunos do curso técnico de nível médio.
3 2 – Geometria da junta soldada
Ao contrário do que muitos pensam uma junta soldada não é constituída unicamente pelo que seconvencionou chamar de cordão de solda. Do ponto de vista da metalurgia da soldagem, qualquer região na qual em decorrência dos efeitos da soldagem tenham ocorrido consideráveis alterações em suas condições iniciais, é constituinte da junta soldada. A figura 1 apresentada a seguir indica de forma esquemática as diferentes regiões que constituem uma junta soldada.

Figura 1 – Regiões da junta soldada.
Asprincipais particularidades relacionadas às regiões indicadas são: 1 – Metal de base – É a região constituinte da junta soldada que não sofreu qualquer alteração em suas características físicas, químicas ou metalúrgicas, ou seja, o material utilizado para a construção da estrutura metálica, nesta região, não sofreu qualquer influência do processo de soldagem. 2 – Zona termicamente afetada – Nestaregião, de grande interesse no campo da metalurgia da soldagem, embora a temperatura de processamento não tenha sido suficiente para modificar o estado físico dos materiais envolvidos, ocorrem importantes transformações metalúrgicas no estado sólido, ou seja, são registradas importantes alterações nas propriedades iniciais dos materiais utilizados na construção metálica.
Entre as transformaçõescitadas encontram-se principalmente o crescimento de grãos (aços e outros), dissolução ou coalescimento de precipitados (ligas de alumínio cobre), e o recozimento (ligas alumínio magnésio). 3 – Zona fundida – É a região na qual a temperatura de processamento é suficiente para fundir os materiais envolvidos, ou seja, parte de metal de base juntamente com parte do metal de adição passam para a forma...
tracking img