Metalografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MOGI MIRIM – “ARTHUR AZEVEDO” FATEC

Curso de Projetos Mecânicos

RELATÓRIO
ENSAIO DE TÊMPERA DO AÇO |

Disciplina: Desenvolvimento de Tratamento Térmico
Profa.Dra. Marina R. Aguiar

Anderson Alves de Souza
3º semestre

INTRODUÇÃO
Este experimento tem como objetivo avaliar o que oprocesso de tempera de um aço causa em suas propriedades mecânicas através de um ensaio de dureza antes e depois da têmpera, bem como observar em microscópio as alterações causadas nos grãos.
1.REFERENCIAL TEÓRICO
Partindo-se do principio que o material, neste caso aço SAE 1045 hipoeutetóide (0,45% de carbono), após ser austenitizado e resfriado rapidamente obtem-se martensita. Isto secomprova então com o os testes realizados em laboratório, medindo-se a dureza do material antes e depois de ser temperado.

MATERIAIS E MÉTODOS
FOTO 1: Cortadeira Metalográfica PANCUT 80
Com 0,45%de carbono em sua composição, o aço SAE 1045 é classificado como aço de médio teor de carbono. Apresenta boas propriedades mecânicas e tenacidade, bem como boas usinabilidade e soldabilidade, quandolaminado a quente ou normalizado, o que é o caso deste aço utilizado para o experimento. O material é seccionado em duas partes para serem testadas, esse seccionamento é realizado utilizando-se acortadeira metalográfica PANCUT 80 (foto 1) devidamente montada com o disco de corte adequado ao material a se cortar, neste caso, o disco é o AROTEC AA-5 230X1,5X19, normalmente utilizado para metaisduros. Uma das amostras é levada ao forno (foto 2) com aproximadamente 900°C durante cerca de 30 minutos para garantir a homogeneidade de temperatura na peça. Posteriormente o resfriamento rápido é feitomergulhando a amostra num balde com água em temperatura ambiente.
Têm-se então uma amostra de aço SAE 1045 temperada e outra amostra não temperada, ambas devem ser lixadas para se obter certa...
tracking img