Metalografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Súmario

1-Introdução
1.1-Ensaio metalográfico
1.2-Macográfia
1.3-Micrográfia
2-Objetivo
3-Métodos
3.1-Corte
3.2-Disco de corte
3.3-Procedimentos para corte
3.4-Embutimento
3.5-Lixamento
3.6-Ultra Som
3.7-Polimento
4- Material
4.1-Composição Química
4.2-Temperabilidade
4.3-Dureza esperada
4.4-

1-Introdução

O controle de qualidade de um produto metalúrgico pode serestrutural e dimensional . O segundo preocupa-se em controlar as dimensões físicas de um determinado produto, denominado metrologia. O primeiro preocupa-se com o material que forma a peça , sua composição , propriedade , estrutura,etc.

1.1. Ensaio Metalográfico
Procura relacionar a estrutura do material com as suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suasfunções e outros. Pode ser Macrográfico e Micrográfico.

1.2 Macrográfia
Examina o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada . Por seu intermédio tem-se uma idéia do conjunto , referente à homogeneidade do material , a distribuição e natureza das falhas , impurezas e ao processo de fabricação.

1.3 Micrográfia
Consiste no estudo de produtos metalúrgicos , com o auxilio deum microscópio , onde se pode observar e identificar a granulação do material , a natureza , a forma , a quantidade , e a distribuição dos constituintes.

2 Objetivo

Este procedimento prescreve os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo para análise microscópica. Aplica-se a todos os produtos metálicos ferrosos .
O alvo de estudo foi o aço AISI 4340, que possui altatemperabilidade e é recomendado para aplicação em peças de grande espessura e alta resistência com elevada tenacidade.


3 Métodos

3.1. Corte

É necessário particionar o corpo de prova para obterem-se amostras que servirão para análise metalografica . Operações mecânicas como torneamento plainamento e outras , impõem severas alterações microestruturais devido ao trabalho mecânico a frio. O corteabrasivo oferece a melhor solução para este seccionamento , pois elimina por completo o trabalho mecânico a frio. Resultando em superfícies planas com baixas rugosidade , de modo rápido e seguro.
O equipamento utilizado conhecido por “cut-off”, ou policorte, com discos abrasivos intensamente refrigerados ( evitando deformações devido aquecimento ) a relativas baixas rotações é largamente utilizadonos laboratórios metalográficos. Foi utilizado um policorte da marca “Mesotom” , Conforme figura abaixo , (figura 1 )


figura 1

3.2. Disco de corte

Consistem de discos abrasivos finos ( normalmente de alumina ou oxido de silicato ) .agragedos com borracha ou outro aglomerante qualquer.
Quando utilizados com ligas “moles” ( como alumínio , cobre , bronze , etc. ) os discos setornam prematuramente emprastados , devendo ser retirado a camada mais externa dos discos evitando diminuição do rendimento devido a uma serie de fatores, dentre eles:
1- dureza do aglomerante
2- dureza do material da amostra
3- tamanho e a velocidade do disco abrasivo
4- a potência do motor
5- pressão aplicada pelo disco sobre a amostra , etc.

A figura 2 abaixo ilustra alguns tipos de discos:figura 2

A escolha e localização da seção a ser estudada dependem da forma da peça e dos dados que se deseje obter ou analisar. Em geral , é efetuado o corte longitudinal ou o corte transversal da amostra.
O seccionamento da amostra deve ser efetuado de tal maneira que não complique as operações subseqüentes. Entre os métodos de corte o que mais se adapta ao ensaio é o corte por abrasãoúmido. Neste caso , os discos de corte são classificados quanto a dureza dos grãos abrasivos.
De uma maneira geral , para materiais moles ( de baixo carbono ) utiliza-se discos duros e para materiais duros , utiliza-se discos moles.
Abaixo tabela com classificação de discos ( tab. 1 )

tabela 1

Durante a operação de corte, deve-se ter o máximo de cuidado para não modificar a estrutura...
tracking img