Metalografia e tratamentos termicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

Preparar e analisar micrograficamente um corpo de prova, contendo uma peça de aço cedida pelo professor. Relacionar e anexar fotos da análise micrográfica e dos materiais usados.INTRODUÇÃO

A partir de uma peça de aço cortada em duas partes, longitudinal e transversal, vamos preparar um corpo de prova e determinar suas características de acordo com a análise micrográfica.Essas características podem ser: inclusões, tamanho do grão, porcentagem de carbono, microtextura e microconstituinte.

DESCRIÇÃO DE COMO FOI FEITA A PRÁTICA

Passo 01: Realizar o corte longitudinal etransversal na peça, utilizando a máquina de cortes com a refrigeração ligada.
Passo 02: Embutir as duas peças (longitudinal e transversal), juntamente com outro material que sirva de referência,próximo à peça transversal.
Passo 03: Ir para a máquina de embutimento. Liberar a pressão para que o pistão suba. Abrir e posicionar as peças (lembrando da referência usada ao lado da peça transversal).Colocar o baquelite em pó com a ajuda de um funil. Fechar. Aplicar e manter a pressão entre 100 e 150 kgf/cm². E então ligar a máquina para a realização do processo de embutimento.
Passo 04: Mantera pressão. Aguardar os 15 minutos cedido pela máquina, sendo 10 minutos para o embutimento à quente e 5 minutos para resfriamento do mesmo.
Passo 05: Após término do processo, identificar o Corpo deProva com o número da chamada na parte lateral.
Passo 06: Lixar, sendo manual ou mecânico. Sempre que os riscos se manterem em uma só direção, virar a peça 90º e lixar novamente com a sequência dalixa que a segue. Fazendo assim desde a lixa 100 até a 1200.
Passo 07: Polir a peça usando a máquina de polimento, com a utilização do composto químico, a alumina. Fazer movimentos contínuos e nãoexagerar no polimento para não danificar as inclusões. Secar bem a peça.
Passo 08: Analisar no microscópio em ampliação de 100X as características das inclusões tanto na peça transversal quanto na...
tracking img