Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns

Páginas: 20 (4883 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
Tratamentos Térmicos dos Aços Comuns

1. Noções Preliminares

Antes abordar o tema tratamentos térmicos temos que falar de dois fenômenos que ocorrem à temperaturas elevadas: o crescimentos dos grãos e a recristalização dos grãos deformados por um trabalho mecânico.

Crescimento dos grãos

Quando o aço é aquecido à temperatura acima de 723º C, toda a perlita presente se transformaem pequenos grãos de austenita, no caso dos hipoeutetóides, enquanto a temperatura sobe a ferrita circunvizinha vai se transformando em austenita, no caso dos hipereutetóides a austenita presente vai absorver toda a cementita. Os grãos de austenita crescem as custas dos grãos mais estáveis. Quanto maior a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento, maior o tamanho dos grãos de austenita, asdimensões e disposições dos aços depois de resfriado dependem em parte do tamanho dos grãos de austenita que lhe deram origem. A granulação grosseira torna o material quebradiço, por ter uma maior concentração de impurezas em seus contornos, devido à diminuição de sua área total. As fissuras se propagam melhor entre os grãos maiores por terem planos de clivagem mais extensos.Superaquecimento

Os aços que receberam temperaturas excessivamente altas ou demoradas são chamados de “Superaquecidos”. Um aço que contém uma granulação grosseira torna-se menos dúctil, isso pode ser corrigido com um tratamento térmico adequado.

Queima

Às vezes quando o material é superaquecido, a temperaturas vizinhas a linha sólidos, o aço que está quebradiço, apresenta oxidação nos contornosdos grãos, chama-se o isso de “queimado”, e nesse caso sua regeneração não é mais possível.

Recristalização dos grãos deformados a quente

O trabalho a quente é executado acima da zona crítica, nessa temperatura o aço é mais mole do que a temperatura ambiente, por isso exige um menor esforço para ser deformado. Conforme o aço é deformado, ele vai se recristalizando de forma que os grãos não sedeformam, formando novos pequenos grãos. Com isso o material pode ser deformado sem perder suas propriedades plásticas. O aço deformado acima da zona crítica recristaliza-se rapidamente, mas à temperatura ambiente não.

Deformação a frio. Encruamento Recristalização da ferrita.

O trabalho a frio é executado abaixo da temperatura da zona crítica, os grãos de metal formados nessas condições,permanecem deformados e diz-se que o material está encruado. Quando essa deformação é superior à 15 ou 20%, deixa no interior do material vestígios típicos visíveis ao microscópio, porque os grão ficam alongados paralelamente ao esforço de tração ou perpendicularmente ao de compressão. O encruamento altera profundamente quase todas as características do material: aumenta a resistência à tração, olimite de escoamento, a dureza, a fragilidade, resistência elétrica, etc., e diminui o alongamento, a estricção, a permeabilidade magnética, a resistência à corrosão, a densidade, etc.
Há casos que se encruam o material propositalmente para se tirar proveito de certas qualidades que s adquire.

Transformações estruturais na recristalização e no crescimento grãos.

Analisando os fenômenosrecristalização e de crescimento de grãos, do ponto de vista estrutural, veremos que se trata de duas etapas de um mesmo fenômeno, que é o da transformação de cristais deformados e relativamente instáveis em cristais mais perfeitos e relativamente mais estáveis.
O processo de recristalização exige o aparecimento de núcleos, ou pequenos agrupamentos atômicos mais estáveis, que cresça recebendoátomos dos cristais mais deformados de sua vizinhança, até se transformarem em grãos microscopicamente visíveis.
No processo de crescimento dos grãos não há necessidade do aparecimento de núcleos, pois os grãos cristalinamente mais perfeitos atuam como núcleos para a recristalização dos grãos vizinhos menos estáveis.
O aparecimento espontâneo de núcleos de recristalização ocorre nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produtos siderurgicos
  • Produtos siderurgicos
  • 12 Produtos Comuns Que Voc Usava De Maneira
  • Os 6 erros mais comuns no lançamento de novos produtos ou serviços
  • metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!