Metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metais
Ferrosos e não ferrosos

1
RASMI – Metais

Metais Ferrosos

2
RASMI – Metais

Metais Ferrosos
Ferro fundido – teor de carbono igual ou superior a 2%; Aço – teor de carbono inferior a 2%; Aço de construção – teor de carbono entre 0,2 e 0,5%
As propriedades de um aço dependem fortemente do valor do teor de carbono, mas também da presença eventual de outros elementos de liga,tais como o silício, o cobre, o manganésio, o níquel e o vanádio. Pode ainda haver impurezas: fósforo, enxofre, etc.
3
RASMI – Metais

Aço ou Ferro Fundido ?
Aços são os produtos siderúrgicos (liga Fe-C) com teor de carbono até 2% e ferro fundido acima desse valor

PDL / RASMI – Metais

4

(Fonte, http://www.hellanstrainer.com)

PDL / RASMI – Metais

(Fonte,http://www.hokuyo-aut.jp)

5

Magnetite
Magnetite – Fe3O4
Titanomagnetite

(Fonte, http://www.galleries.com)
(Fonte, http://www.teara.govt.nz)

PDL / RASMI – Metais

6

Magnetite
Magnetite – Fe3O4
Titanomagnetite

(Fonte, http://www.galleries.com)
(Fonte, http://www.teara.govt.nz)

PDL / RASMI – Metais

7

Exploração
O ferro é explorado em grandes minas, normalmente a céu aberto, osminérios são geralmente a Magnetite, Hematite e a Limonite.

8
RASMI – Metais

Extracção
O principio químico da extracção do ferro dos seu minérios é muito simples e realiza-se em fornos especiais designado de altos – fornos . Como fonte de calor emprega-se o coque (combustível derivado do carvão betuminoso).

(Fonte: http://www.eletrica.ufpr.br/piazza/materiais/FabricioDzierva.pdf)

9
RASMI –Metais

Extracção (vídeos)

O que é um alto forno e como funciona? Exemplo dum alto forno.

PDL / RASMI – Metais

10

Extracção
O alto-forno é composto por uma grande cavidade formada por dois troncos de cone encostados pelas suas bases maiores. A abertura superior é por onde se introduz o coque, o minério e os fundentes em camadas alternadas. O ventre é a parte mais larga do forno eé onde se produzem as temperaturas máximas. O ventilador é a parte do tronco de cone inferior que está mais próxima da ventilação. O cadinho é a parte inferior deste mesmo cone, por onde chega o ar que penetra no interior do forno.
11
RASMI – Metais

Extracção
A abertura de saída está na base do tronco de cone onde se reúnem os produtos da fusão mineral e onde flutuam as escórias sobre afundição líquida. Distinguem-se três zonas principais de temperatura no forno: zona de fusão, zona de carburação e zona de secagem. A zona de fusão é o cadinho, que é onde se funde o mineral . A zona de carburação, é onde o ferro, a uma temperatura de 1100ºC, absorve o carbono, obtendo-se assim os primeiros produtos de fundição. A zona de secagem é onde os gases das zonas anteriores se acumulam aoarrefecer, ocupando menos espaço.
12
RASMI – Metais

Extracção
A gusa obtida nos altos fornos passa aos convertidores, nos quais se oxidam as diversas impurezas, seguindo um ciclo fixo na sua eliminação: formando-se escórias ou separando-se sob forma gasosa. O engenheiro Francês, Martin (1865) conseguiu fundir aço, por fusão conjunta de ferro fundido e de sucata (desperdício de ferro macio).Deste modo elimina-se, em grande parte, o carbono que a fundição contém.
13
RASMI – Metais

Extracção
No alto forno o minério de ferro é portanto reduzido a ferro metálico, a ganga e as cinzas dos carvões são transformadas em escórias, o ferro absorve metais, metaloides e não metais que lhe modificam profundamente as propriedades. Ao ferro que sai do alto forno chama-se gusa ou lingote, nãoé ainda aplicável como material de construção. A gusa pode conter 90 a 95% de ferro (regulando a temperatura e as características da escória pode exercer-se um certo controlo sobre as impurezas), 2 a 4 % de carbono (esta percentagem varia com a quantidade de outras impurezas, por exemplo o silício faz diminuir a quantidade de carbono, enquanto o magnésio a faz aumentar).
14
RASMI – Metais...
tracking img