Metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. Prof° Almerinda Rodrigues de Melo

Química

Prof° Débora data 27/03/2013

Regina de Fátima Gutierri N° 34 1° G

Índice
1. Capa
2. Índice
3. Introdução
4. Conteúdo
5. Conclusão
6. Anexo
7. Bibliografia

Introdução
Nesse trabalho apresento como alguns tipos de metais são extraído e modificados , com textos claros em seus objetivos , oassunto é apresentado em dois texto de fontes diferentes , porém com o mesmo foco, seguido de imagens explicativas e demonstrativas e uma breve interpretação do que foi concluído com o trabalho.

Conteúdo
1.Obtenção de metais
Metalurgia é a sequência de processos que visa à obtenção de um elemento metálico a partir de seu minério.
Alguns metais são encontrados livres na natureza na forma desubstância simples, também chamada forma nativa. Esses metais são chamados de metais nobres e se encontram isolados devido a sua baixa reatividade.
Metais como o ferro, o estanho, o zinco e o manganês são obtidos através de reações químicas onde ocorre a redução do metal. O ferro, por exemplo, pode ser obtido a partir da hematita:
Fe2O3 + 3 CO ® 2 Fe + 3 CO2
A hematita reage com o monóxido de carbonoproduzindo ferro metálico e gás carbônico.
Esta é uma reação de óxido-redução, onde o CO é o agente redutor (causou a redução do ferro).
Metais muito reativos, como o magnésio, alumínio e o sódio são obtidos a partir dos minérios através de eletrólise. A eletrólise é a decomposição do minério através da corrente elétrica.
Ferro 1.1
Possui pouca utilidade quando puro, mas misturado com outroselementos, obtêm-se ligas com propriedades extremamente úteis.
Liga é toda substância metálica, resultante da união íntima entre dois ou mais elementos, onde um pelo menos, é metal.
Dentre as ligas que contêm ferro, a mais importante é o aço, formado por ferro e carbono em proporções adequadas. A adição de outros elementos proporciona a obtenção de aços especiais. Um exemplo disso é o açoinoxidável (adição de níquel e cromo).
O ferro em presença do ar, oxida-se, resultando a ferrugem:
4 Fe + 3 O2 ® 2 Fe2O3
A reação é catalisada pelo vapor-d’agua do ar.
Cobre 1.2
Metal bem menos freqüente na natureza do que o ferro. É utilizado, principalmente, na indústria de equipamentos elétricos, já que é um ótimo condutor elétrico.
É usado também na fabricação de ligas:
Liga | Composição |Latão | Cobre e zinco |
Bronze | Cobre e estanho |
"Cobre para moedas" | Cobre, estanho e zinco |
Quando exposto ao ar úmido com gás carbônico o cobre lentamente se oxida, ficando coberto com uma camada esverdeada chamada de zinabre, cuja fórmula é:
Cu CO3 · C u(OH)2
Alumínio 1.3
Metal mais abundante da crosta terrestre. Leve e muito resistente se mostra ideal para uma série de aplicações,por exemplo:
* O revestimento de aviões e navios
* A fabricação de portões, janelas, etc.
* A fabricação de rodas de automóvel
* A fabricação de "latinhas" de refrigerante e embalagens em geral
O alumínio não sofre corrosão porque ao reagir com o oxigênio do ar forma-se Al2O3, que adere ao alumínio, formando uma película protetora.
Ouro 1.4
É o metal mais maleável. Não é atacadopor nenhum ácido. Pode ser encontrado isolado na natureza, sob a forma de veios ou pepitas. Pepitas são pequenos pedaços de ouro que se encontram misturados com sedimentos acumulados em vales fluviais. Veios são incrustações do metal presentes em rochas.
O ouro puro não pode ser utilizado na confecção de jóias, justamente por ser muito maleável. Geralmente o que se faz é misturá-lo com cobree/ou prata, a fim de obter um material menos sujeito a deformação.
O ouro puro é denominado "ouro 24 quilates". "Ouro 18 quilates" significa que em cada 24 gramas do material, 18 gramas são de ouro, e o restante é cobre e/ou prata.
Prata 1.5
Além do uso em joalheria é utilizada também para fabricar espelhos, medalhas, e utensílios de mesa. É também utilizada na indústria eletrônica e na de...
tracking img