Metais e ligas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METAIS E LIGAS

INTRODUÇÃO

A evolução cientifica da metalurgia dos dias de hoje faz-nos deparar com metais cujas
propriedades não se encaixam na classificação tradicional (dúcteis, bons condutores e relativamente pesados), como é o caso das ligas metálicas leves, dos metais orgânicos ou dos
compósitos.
No entanto, a consequência do desenvolvimento da ciência e engenharia dos metaisnão é apenas a sua simples implementação, mas também a introdução de novas técnicas de
aplicação e acrescidos resultados de exploração, tais como: alteração cirúrgica das suas
propriedades, como é o caso da resistência ao desgaste, à corrosão e à oxidação mas não
alterando significativamente o seu custo de fabrico.
Muitos destes metais influenciaram tanto o modo de vida das populações que setornaram indispensáveis ao funcionamento das sociedades modernas. Há, porém, que ter em conta a seleção racional dos materiais e o modo de processamento tecnológico que deverá ser económico quer em custos, quer em tempo, como na consciência dos aspectos ambientais.

PROPRIEDADES GERAIS

Os metais são utilizados pela sua capacidade de executar determinadas funções. São
bastante utilizadosem edifícios e em qualquer construção (rurais inclusive) como suporte estrutural para o concreto, para conter e levar líquidos quentes e frios, conduzir eletricidade, excluir o ambiente externo (e conter alguns ambientes internos) e para providenciar uma aparência agradável.
Uma importante classificação dada aos metais, vem da análise do gráfico de tensão-deformação. Deste, podemos analisarprincipalmente o chamado patamar de escoamento, que identifica um material sofre ruptura repentina ou sofre uma deformação considerável antes, como um “aviso prévio”. Os materiais metálicos ditos frágeis não apresentam patamar de escoamento, e os ditos dúcteis apresentam esta característica, se deformando bastante, mesmo que não tenha havido aumento significativo da tensão aplicada.

Ainda temos adisposição de materiais tenazes, que admitem deformações permanentes , absorvendo energia de deformação e redistribuindo as tensões nele aplicada, evitando assim, aparecimento de fissuras. Um exemplo de material tenaz é o aço. Os metais têm propriedades mecânicas inerentes a todos os materiais de construção, como tensão, deformação, ductilidade, tenacidade, fragilidade, elasticidade, deformaçãoplástica, flexibilidade, maleabilidade/trabalhabilidade, fusibilidade/soldabilidade, fadiga, relaxação,
fluência, dureza, desgaste/abrasão além de propriedades químicas, térmicas, acústicas, magnéticas e elétricas que os diferenciam uns dos outros.
Outro tipo de classificação importante é em relação a sua natureza enquanto elemento químico. Os metais ferrosos são basicamente ferro e aço e osnão-ferrosos são cobre, chumbo, zinco, alumínio entre outros.

METAIS FERROSOS

São atraídos pelo imã, isto é, são magnéticos, de elevado ponto de fusão e quando oxidados formam o óxido férrico hidratado Fe2O3(H2O), conhecido vulgarmente por ferrugem.

Usos e aplicações em construções rurais: as ferragens, peças utilizadas nas instalações hidráulicas e sanitárias, esquadrias, etc.
*Ferragem – são dispositivos utilizados com a finalidade de fixar e movimentar as folhas das portas e janelas. São exemplos de ferragens as dobradiças, comum, (externa e embutir), piano, invisível, pivôs, palmela ou vai-vem e gonzo.
* Fecho – comum (fio chato e fio redondo) ou ferrolho; tranquetas; carranca; tarjetas; cremonas; borboletas; segurança tipo pega ladrão; paulista; aldrava, etc.* Fechaduras – de cilindro ou Yale; gorges; normais ou comuns; puxadores e acessórios.
* Metais utilizados nas instalações hidráulicas e sanitárias – tipos: tubos, registros, (gaveta, globo e retenção) conexões (curva, te, flange, união, luva, etc.), torneiras, sifão, banheiras, etc.
* Esquadrias fabricadas em metal ferroso – janelas (de suspender, guilhotina, de correr, máximo-ar,...
tracking img