As ciências forenses e criminais desempenham uma função essencial no sistema de justiça, ao fornecer informação científica fundamental para a investigação criminal e para os tribunais. O trabalho laboratorial em ciências forenses e criminais direcciona-se para o reconhecimento, identificação, individualização e avaliação de vestígios físicos em procedimentos legais, aplicando as ciências naturais. Este importantíssimo campo científico, sendo o resultado da sinergia de diferentes campos do saber, representa actualmente uma área disciplinar própria, leccionada ao nível do 1º ciclo universitário nos países mais desenvolvidos há quase duas décadas.A Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais do ISCSEM é a primeira do género em Portugal, propondo-se formar licenciados com competências científicas, técnicas e éticas sólidas para o sistema judicial. Desta forma, pretende-se que o estudante adquira uma consistente componente científica que enfatize o método científico e as aptidões para aresolução de questões e problemas de natureza tecnológica e científica na área da investigação forense e criminal e adicionalmente que desenvolva características pessoais que lhe permitam uma prática dentro da mais estrita obediência dos princípios éticos e científicos que regulam esta área do sistema judicial.O cientista forense e criminal, como profissional integrante dos serviços de investigação criminal, fornece um serviço que ampliará a capacidade de resposta do sistema judicial, permitindo também a inovação científica e tecnológica através de trabalhos de investigação nesta área. O licenciado em ciências forenses e criminais, nomeadamente através da sua capacidade de peritagem científica, também acrescentará uma mais-valia ao sistema policial, seguradoras, instituições bancárias, sociedades de advogados e laboratórios de investigação e desenvolvimento. Ao aplicar a ciência fundamental na resolução de problemas da comunidade, o cientista forense tornar-se-á um paradigma para [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2010, 09). Metais e ligas metálicas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2010, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metais-e-Ligas-Met%C3%A1licas/102.html

MLA

"Metais e ligas metálicas" TrabalhosFeitos.com. 09 2010. 2010. 09 2010 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metais-e-Ligas-Met%C3%A1licas/102.html>.

MLA 7

"Metais e ligas metálicas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2010. Web. 09 2010. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metais-e-Ligas-Met%C3%A1licas/102.html>.

CHICAGO

"Metais e ligas metálicas." TrabalhosFeitos.com. 09, 2010. Acessado 09, 2010. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metais-e-Ligas-Met%C3%A1licas/102.html.