Metais Pesados

Páginas: 13 (3002 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
Introdução

Os metais compõem um grupo de elementos químicos sólidos no seu estado puro (com exceção do mercúrio, que é líquido) caracterizados pelo seu brilho, dureza, cor amarelada a prateada, boa condutividade de eletricidade e calor, maleabilidade, ductilidade, além de elevados pontos de fusão e ebulição.
As principais propriedades dos metais pesados, também denominados elementos traço,são os elevados níveis de reatividade e bioacumulação. Isto quer dizer que tais elementos, além de serem capazes de desencadear diversas reações químicas, não metabolizáveis (organismos vivos não podem degradá-los), o que faz com que permaneçam em caráter cumulativo ao longo da cadeia alimentar.
A cada dia os metais pesados se fazem mais presentes em nossas vidas, em aparelhos eletrodomésticos oueletroeletrônicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel são alguns dos metais pesados presentes nesses aparelhos. O chumbo é usado na soldagem de computadores, e o mercúrio está no visor de celulares. Esses metais não podem ser destruídos e são altamente reativos. Mesmo assim, o organismo também tem necessidade depequenas quantidades de alguns desses metais. É o caso do cobre, que nos ajuda a absorver vitamina C. Em concentrações altas, porém, os mesmos metais são tóxicos.

























Cromo

O que é?
O cromo é um metal de transição na tabela periódica, onde está localizado no sexto grupo e quarto período. Apresenta cor brilhante, prateado metálico. É um material duro emuito resistente a corrosão. Na temperatura ambiente, não se oxida facilmente. Por isso é muito utilizado no ramo da metalurgia para se obter um acabamento brilhante e uma maior resistência a corrosão.
O cromo não é encontrado na forma livre na natureza. É obtido a partir do minério cromita (FeCr2O4), amplamente distribuído na superfície terrestre. Pelo menos metade da produção é extraída da Áfricado Sul. A forma trivalente é a mais comum na natureza. Está presente no ar, em alimentos e em nosso sistema biológico. Sendo essencial ao homem. A concentração de cromo na água é atribuída à atividade humana, pois o efluente desse elemento acaba sendo transportado direta ou indiretamente através das indústrias para corpos hídricos. No solo é encontrado em concentrações variadas, mas inferiores asconsideradas tóxicas para várias espécies. No ar é onde se apresenta a menor concentração de cromo, seguido por água superficial.
1801 – Del Rio foi o primeiro a descobrir. Entretanto, um químico francês incorretamente afirmou que era cromo impuro e Del Rio se convenceu do falso engano.
1830 – Foi redescoberto por Sefstrom que o batizou em homenagem à deusa escandinava, devido aosmulticoloridos compostos.
1867 – Roscoe o isolou de forma quase pura, pela redução do cloreto com hidrogênio.

Onde é usado?
Compostos de cromo são usados na produção de ferrocromo, eletroplatina, produção de pigmentos e curtimento. Os principais usos de cromo são no processamento metalúrgico de ferrocromo e outros produtos metalúrgicos, principalmente, aço inoxidável, e de uma maneira bem mais secundária,no processamento de refratários de tijolos de cromo e processos químicos para produzir ácidos de cromo e cromatos. Cromatos são usados na oxidação de vários materiais orgânicos, na purificação de químicos, na oxidação inorgânica, e na produção de pigmentos. Uma grande porcentagem de ácido crômico é usado em revestimentos.
O crômio é empregado principalmente em metalurgia para aumentar aresistência à corrosão e dar um acabamento brilhante. Em ligas metálicas. O aço inoxidável, por exemplo, apresenta quantidades acima de 11% de crômio. Em processos de cromagem que é depositar sobre uma peça uma capa protetora de crômio através da eletrodeposição.


Periculosidade
A toxidade do cromo depende da espécie química e seus efeitos estão associados a forma química e exposição.
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metais pesados
  • Metais Pesados
  • Metais pesados
  • METAIS PESADOS
  • Metais pesados
  • Metais Pesados
  • metais pesados
  • Metais Pesados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!