METAIS PESADOS

Páginas: 7 (1699 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

FACULDADE INTEGRADA DE CARAJÁS
CURSO FARMÁCIA
QUIMICA GERAL E INORGANICA






AUGUSTO SANTANA DA SILVA
DAYANE PAULA PEREIRA SANTOS
GABRIELLA ALVES PIMENTA
IGO MEDRADO QUEIROZ







METAIS PESADOS
Danos à saúde humana, formas de contaminação e o descarte impróprio no meio ambiente






















Redenção –PA
30 de março de 2013

FACULDADEINTEGRADA DE CARAJÁS
CURSO FARMÁCIA
QUIMICA GERAL E INORGANICA






AUGUSTO SANTANA DA SILVA
DAYANE PAULA PEREIRA SANTOS
GABRIELLA ALVES PIMENTA
IGO MEDRADO QUEIROZ







METAIS PESADOS
Danos à saúde humana, formas de contaminação e o descarte impróprio no meio ambiente








Trabalho apresentado ao Prof. Aerton Francisco de Lima como requisito parcial dadisciplina Química Geral e Inorgânica, da Faculdade Integrada Carajás.













Redenção –PA
30 de março de 2013

SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO

Metal é toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente (25º C) – exceto o mercúrio, único metal encontrado na natureza no estado líquido – e que possui brilho característico, opacidade, dureza,ductibilidade (que permite que o material seja esticado em arames finos) e maleabilidade (que possibilita sua redução a lâminas delgadas). A elevada densidade, boa fusibilidade e, principalmente, os altos coeficientes de condutividade térmica e elétrica são outras propriedades físicas características do metal.
Do ponto de vista químico, metal é todo elemento eletropositivo, ou seja, aquele cujos átomosformam íons positivos em solução. A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença dessa nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico. Os ametais são mais abundantes nanatureza do que os metais, mas os metais constituem a maioria da tabela periódica – 75% do sistema periódico dos elementos – os mais conhecidos são: ouro, ferro, prata, alumínio, cobre, zinco.
Possuem, em seu nível mais externo, denominado nível de valência, no máximo três elétrons, excetuados o estanho e o chumbo (que possuem quatro elétrons) e o bismuto e o antimônio (cinco elétrons).
Uma ligametálica é uma mistura com propriedades específicas, que contém ao menos dois elementos metálicos. Exemplos de ligas: bronze (cobre e estanho, podendo conter outros elementos), duralumínio (alumínio e cobre, podendo conter outros elementos), latão (cobre e zinco), aço (ferro, carbono e outros). Aços inoxidáveis contém: cromo, níquel e, em alguns casos, molibdênio, além dos elementos contidos nos açosnormais.
Apenas alguns metais, como o ouro, a prata, o cobre, a platina e o bismuto ocorrem na natureza em sua forma elementar. Quase sempre os metais são encontrados em forma de óxidos ou sulfetos, nos minerais que contêm quantidades variáveis de impureza (ganga), como argila, granito e sílica, de que os compostos metálicos devem ser separados.
Aparecem ainda como cloretos, carbonatos, sulfatos,silicatos, etc. O principal problema é reduzi-los de seus compostos à forma elementar. Dificilmente os mesmos processos podem ser aplicados a todos os metais, em virtude das grandes diferenças físicas e químicas entre eles.
2. METAIS PESADOS

Os metais pesados ocorrem naturalmente no meio ambiente, mas também podem ser introduzidos como resultado do manejo do solo, estes constituem um grupo deelementos que apresentam densidade elevada – mais de 4,0 g/cm³ – altos valores de número atômico, massa específica e massa atômica. Alguns são essenciais às plantas como o ferro (Fe), zinco (Zn), cobre (Cu), níquel (Ni), manganês (Mn), mas podem ser contaminantes, dependendo da concentração. Outros, não tem função no organismo, ou seja, são tóxicos em qualquer concentração – xenobióticos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metais Pesados
  • Metais pesados
  • Metais Pesados
  • Metais pesados
  • Metais pesados
  • Metais Pesados
  • metais pesados
  • Metais Pesados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!