Metais nao ferrosos-ligas leves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

RESUMO• 3
1. INTRODUÇÃO . . . . . . . . 4
2. LIGAS METALICAS NÃO FERROSAS . . . . 6
2.1. LIGAS LEVES . . . . . . 8
2.1.1. LIGAS ALUMÍNIO . . . . . 8
2.1.2. LIGAS MAGNÉSIO . . . . . 11
2.1.3. LIGAS TITÂNIO . . . . . . . 14
2.1.4.LIGAS DE BERÍLIO . . . . . . 17
3. CONCLUSÕES . . . . . . . . 19
4. BIBLIOGRAFIA . . . . . . . 20

OS RECURSOS DO PLANETA TERRAFig. 1 – Distribuição dos elementos na crosta terrestre.

RESUMO

O presente trabalho enquadra-se na disciplina de Tecnologia dos Materiais e tem como titulo metais não ferrosos – ligas leves.
Com a elaboração deste trabalho pretende-se aprofundar o conhecimento acerca das ligas metálicas não ferrosos, particularmente as ligas leves.
Dentro do grupo das ligas leves, pode-se considerar aliga de magnésio, liga de alumínio, liga de titânio e liga de berílio. Neste trabalho irá salientar-se, as propriedades, aplicações bem como a importância destes metais no nosso dia-a-dia.

1. INTRODUÇÃO

A maioria dos metais provém dos minerais. Um mineral é uma substância de ocorrência natural cuja composição química varia entre limites definidos.
Têm uma aparência brilhante, são sólidos àtemperatura ambiente (à excepção do mercúrio), são bons condutores térmicos e eléctricos e podem suportar deformações plásticas elevadas, pois possuem uma boa ductilidade à temperatura ambiente, (Chang, 1994).
Os materiais metálicos, são substâncias inorgânicas que contêm um ou mais elementos metálicos que podem possuir igualmente alguns elementos não metálicos, como é o caso, por exemplo, do azoto,do carbono ou do oxigénio.
O ferro, o cobre, o alumínio, o níquel e o titânio, são exemplos de elementos metálicos.
Os materiais metálicos possuem uma estrutura cristalina, em que os átomos se dispõem de uma forma ordenada em arranjos do tipo CCC (cúbica de corpo centrado), CFC (cúbica de faces centradas) e HC (hexagonal compacta), como se pode ver na figura seguinte.

Fig. 2 – Tipos dearranjos.

As estruturas cristalinas CFC e HC, são arranjos compactos, na medida em que os átomos estão aglomerados uns nos outros e o mais junto possível.
A estrutura CCC não é uma estrutura cristalina muito compacta.

A deformação plástica dos materiais metálicos processa-se ao nível microscópico através de deslocamentos atómicos segundo planos e direcções cristalográficas bem determinados e quesão habitualmente designados por sistemas de escorregamento.
Como a estrutura CFC é a estrutura cristalina que possui mais sistemas de escorregamento activos, pode dizer-se que os metais que possuem este tipo de estrutura devem ser aqueles que apresentam mais deformabilidade a frio, (http://dspace.ist.utl.pt).

Os materiais metálicos agrupam-se em duas classes:

Materiais metálicosferrosos
O grupo dos metais ferrosos, inclui os aços carbono, aços ligados, aços inoxidáveis e os ferros fundidos. Estes materiais caracterizam-se por conter uma percentagem elevada de ferro.

Materiais metálicos não ferrosos
O grupo dos metais não ferrosos inclui as ligas de alumínio, de magnésio, de cobre, de titânio, de níquel, e os demais materiais metálicos que não contenham ferro ou o ferrosurge mas em pequena quantidade.

2. LIGAS METÁLICAS NÃO FERROSAS

As ligas metálicas não ferrosas são em geral mais caras que as ligas ferrosas.
Estas ligas são usadas em diversas aplicações particulares, tais como:
Resistência à corrosão (cobre e níquel);
Resistência ao desgaste;
Resistência a altas temperaturas (níquel);
Baixo peso (alumínio, magnésio e titânio);
Alta condutividade(cobre e alumínio).

Fig. 3 – Disposição dos diversos metais em função de características específicas.

A figura seguinte ilustra a disposição dos metais não ferrosos de acordo com as suas características específicas.

Fig. 4 – Metais não ferrosos.

De acordo com a figura é possível verificar que os metais não ferrosos podem dividir-se em cinco grandes grupos, que são eles, o grupo das...
tracking img