Metafíscia

2082 palavras 9 páginas
DESCARTES – VIDA E OBRA

René Descartes, filósofo e matemático, nasceu em La Haye, conhecida, desde 1802, por La Haye-Descartes, na Touraine, cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Paris, em 31 de março de 1596, e veio a falecer em Estocolmo, Suécia, a 11 de fevereiro de 1650. Pertenceu a uma família de posses, dedicada ao comércio, ao direito e à medicina. O pai, Joachim Descartes, advogado e juiz; a mãe morreu quando Descartes tinha apenas 1 ano de idade. Ele foi criado pela avó e por uma babá, para quem pagou pensão até morrer.

Estudou, dos 8 aos 18 anos, aproximadamente, no colégio Real de La Fleche, em Anjou. Considerava, pois, que o ensino recebido dos jesuítas em La Fleche, era fútil e desinteressante, sem fundamentos racionalmente satisfatórios, e que somente na matemática havia encontrado algum atrativo. Era muito religioso e conservou a fé católica até morrer.

Decidiu deixar os estudos regulares: não queria a vida de um erudito e intelectual. Em lugar disso, queria ganhar experiência diretamente, em contacto com o mundo; decidiu viajar e observar. Antes porém, passou um curto período aparentemente sem ocupação, em Paris, e depois, para atender ao pai, ingressou no curso de Direito, de dois anos, na universidade de Poitier onde seu irmão também se formara. Concluído o curso em 1616, não seguiu a tradição da família.

Em 1618 Descartes foi para a Holanda e se alistou, na escola militar de Breda, no Brabante setentrional, como um oficial não pago do exército de Maurício de Nassau. No serviço militar ele atuava no campo de aplicação das matemáticas, tanto no aperfeiçoamento das armas como na construção de fortalezas e edifícios em geral.

Nesta época conheceu o duque filósofo, doutor e físico Isaac Beeckman que se surpreendeu com a habilidade e pendores matemáticos do jovem oficial francês que era capaz de resolver sozinho, rapidamente, um complicado quebra-cabeça matemático.

Após deixar o exercito, Descartes viajou para vários países. Numa

Relacionados

  • Rné Descartes
    513 palavras | 3 páginas
  • A liberdade sob a perspectiva filosófica
    2553 palavras | 11 páginas
  • Artito Esclarecimento Kant
    7780 palavras | 32 páginas
  • Apostila tica e sociedade 2015 2
    39356 palavras | 158 páginas