Metafora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TUTOR CONSELHEIROS JUVENIL

1. Quem é o conselheiro?
2. Virtudes de um bom conselheiro
3. Posição na hierarquia no Clube dos Desbravadores
4. Funções do Conselheiro
5. Psicologia infantil – o Menino e a Menina
6. O Conselheiro e a unidade
7. A escolha do nome da unidade
8. O bandeirim e o grito de guerra.
9. Cargos e funções dos componentes da unidade.
10.O Conselheiro na sede – O cantinho da unidade – O que fazer para tornar o cantinho atraente – Tempo de duração do cantinho
11. O Conselheiro e a Classe de Desbravadores – Dever do Conselheiro: cobrar a Classe dos Desbravadores – Estímulos para conclusão da classe – A importância dos jogos para fixação do aprendizado
12. O Conselheiro e a recreação – Filosofia da recreação cristã – Jogosao ar livre – Jogos bíblicos ( Quartetos – Exodus - Jogo da Velha )
13. O Conselheiro e o Acampamento
O planejamento do evento: definição do objetivo do evento, a elaboração da tabela de responsabilidades, definição do cardápio e escolha do local.
Elaborando a programação: horários básicos ( higiene pessoal, culto, lazer e atividades técnicas e alimentação) , segurança dos desbravadores( escala de ronda , primeiros socorros ) e locomoção.
14. O Conselheiro e a visitação aos desbravadores.
15. O Conselheiro e as atividades missionárias e eclesiásticas – Visitas a asilos, orfanatos, hospitais, participação em cultos especiais na igreja.
16. O Conselheiro e a papelada – Modelo de formulários de utilização dos conselheiros:
Formulário de avaliação individual - Fichade Inscrição – Relatório de Visitação
17. O Conselheiro e as atividades sociais da Unidade – Festa Anual da Unidade e os
brindes para os melhores do ano.
18. O Conselheiro nos Camporee de Associações/União/Divisão.
19. O Conselheiro e o seu maior desafio: O Camporee de Unidades
20. Avaliando o Curso de Conselheiros.

1) Quem é o Conselheiro ?

O Conselheiro, no âmbito de umbom Clube de Desbravadores é mais do que simplesmente o elemento da diretoria que se responsabiliza e toma conta dos desbravadores. Em nosso Clube onde implantamos com sucesso o sistema de unidade, o conselheiro é a própria alma do Clube. Participa ativamente das reuniões de diretoria, participa da elaboração do planejamento anual para o Clube, trás idéias e sugestões para todas as atividades doClube, visita os seus desbravadores, ministra Classes de Desbravadores e Classe Bíblicas, planeja e dirige os acampamentos da unidade e muito mais. O conselheiro é o amigo preferido dos desbravadores, é um jovem em quem os menores podem confiar e um exemplo a ser seguido.

2) Virtudes de um bom Conselheiro

Ao nosso ver a primeira grande virtude de um bom conselheiro é ser um cristão.Não bastaria ser cristão, pois o PTCJ como precisa ter em cargos de liderança pessoas finadas com a filosofia TCJ de vida.
Mas se mesmo os cristãos genuínos tem defeitos, quais seriam as virtudes básicas desejáveis para o cargo? Vamos a elas:

2.1) Ser uma pessoa animada – O desânimo não pode ter espaço na vida de um conselheiro.
2.2) Ser uma pessoa responsável – A responsabilidade dosconselheiros está diretamente relacionada com o sucesso da unidade, do desbravador e do Clube por conseqüência.
2.3) Gostar de lidar com crianças, juvenis e adolescentes – Virtude fundamental – Nunca seja um conselheiro se não gostares dessa turma.
2.4) Se propor a ser uma pessoa organizada – Os meninos sabem logo quem é e quem não é organizado e como todo o trabalho do conselheiro se pauta em“dar o exemplo”, conselheiros desorganizados levam a unidade sempre para o último lugar.
2.5) Gostar dos encantos e prazeres da vida desbravadora – Acampamento, cheiro de mato, animais, natureza, banho de rio, fogueiras, nós, amarras, grandes eventos, trabalho missionário, trabalho comunitário, serviço ao próximo são a mola mestra de nossas atividades. A não afinidade com tais atividades...
tracking img