Metafisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFISICOS I
Professor: Luís Felipe Ribeiro
Aluna: Madara Luiza
Data: 11 de Dezembro de 2014

1. Por que a metafísica de Aristóteles pode ser considerada uma etiologia (ou arqueologia), uma ontologia, uma teologia e uma ousiologia?
A metafísica de Aristóteles pode ser considerada uma etiologia, pois esta, busca conhecer a causa primeira das coisas, o fundamento darealidade, segundo Aristóteles, que afirma que há uma ciência primeira das coisas, que vai estudar as causas, sendo elas material, formal, eficiente e final.
Pode ser considerada também uma ontologia pois estuda o ser enquanto ser, a pura existência do ser e o ser em geral, não tendo um objeto particular.
Pode ser considerada uma teologia, que é o estudo de Deus, pois a Aristóteles acredita em umconceito de Deus como a causa eficiente, aquele que da inicio as coisas e a causa final, o bem. Deus para Aristóteles é um ato puro. E também, uma teologia, pois Aristóteles tem deus como ser enquanto ser, sendo também uma ontologia. Dando um viés a metafisica de que nós seres mortais não podemos nos retirar do todo para enxergar o todo, mas existe um Deus que não é o todo e, portanto consegue ser oeficiente e o final.
Pode ser considerada uma ousiologia, pois, esta estuda a essência do ser, a substancia. Para podermos enxergar o ser, necessitamos da substancia. Para Aristóteles tudo é composto de forma e matéria, a forma é imutável, pois define as coisas, já a matéria com que elas são feitas podem mudar, e a substancia é única para cada forma existente, tendo então a ousiologia como umdos principais estudos da metafisica.
2. Como resolver o aparente paradoxo de que a metafísica seja “ciência de todas as coisas” e “ciência de coisa nenhuma”?
A metafisica pode ser considerada ciência de todas as coisas, pois estuda todas as coisas que são ser enquanto ser, então estuda a essência, e o que há de comum de todo o ser. Porém é ciência de coisa nenhuma, pois não se aprofunda em nenhumaciência especifica, não estuda as particularidades de cada caso, somente a questão das coisas serem.
3. Em quantos e quais sentidos a metafísica de Aristóteles é uma “ciência de deus”?
Em dois sentidos, no sentido em que Deus é a totalidade, pois o homem por si só, sem metafisica nunca alcançará a totalidade, sendo então a totalidade imposta somente a Deus, ela é a totalidade e só ele consegueenxergar a totalidade como um todo. E no sentido de que Deus é a causa motriz, o primeiro motor imóvel, e a causa final, o bem, a felicidade, o que todos os homens buscam alcançar, e o que todos os homens buscam com o estudo da metafisica.

4. Qual é a principal crítica de Aristóteles ao materialismo pré-socrático?
Aristóteles critica o fato de os pré-socráticos visarem somente à causa material,não levando em consideração as causas formal, eficiente e final. Tendo em vista que somente a causa material, não é suficiente para chegar a uma finalidade real, sendo necessários outros meios transformadores de ordem.
5. Qual é a principal crítica de Aristóteles ao platonismo?
Platão ao contrário dos pré-socráticos entende a existência da causa formal, porém a separa da causa material, nãofazendo uma ligação entre ambas, buscando a resposta para tudo na transcendência. Para Aristóteles essa ligação entre não somente entre todas as quatro causas, mas também entre a causa formal e a causa material, é fundamental para entender que não precisamos buscar somente na transcendência a resposta para tudo, pois a resposta se encontra justamente nas quatro causas entendidas por ele.
6. De quantose de quais modos o ser é dito segundo Aristóteles?
Segundo Aristóteles o ser se diz de quatro modos diferentes, sendo eles:
1. O ser em si e o ser por acidente
2. Ser segundo substancia, qualidade, quantidade, polição, estado, tempo, espaço/lugar, paixão e relação.
3. O ser como verdadeiro e não ser como falso.
4. Ser em potencia e ser em ato.
7. Qual é a importância da tese aristotélica de...
tracking img