Metafisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
B. F. Skinner (1904-1990)
Um Behaviorismo Radical

Buurhus Frederick Skinner nasceu em Susquehanna no estado norte americano da Pennsylvania. Sua infância transcorreu numa época de grande otimismo para os membros da emergente classe média branca norte-americana. O país acabava de superar as dificuldades econômicas da década de 1890 e vencer os espanhóis na guerra Hispano-Americana.
O pai deSkinner era um advogado relativamente bem-sucedido; a mãe era dona de casa e infundiu no filho os valores protestantes como a necessidade de dedicar-se ao trabalho e a preocupação constante com “o que os outros vão pensar”.
De fato o empenho no trabalho caracterizou a vida de Skinner, mas a preocupação com o que os outros pensavam do seu comportamento não se tornou uma de suas características.Pelo contrário, seu estilo baseava-se mais no pensamento independente e na recusa em aceitar a “sabedoria dos mais velhos” se não estivesse acompanhada de provas concretas.
Skinner formou-se em língua inglesa na universidade de nova York, e fez pós-graduação em Psicologia em Harvard. Seguiram-se anos dedicados a experiências com ratos e pombos, paralelamente a produção de livros. Skinner formou-seem língua inglesa na universidade de nova York, e fez pós-graduação em Psicologia em Harvard. Seguiram-se anos dedicados a experiências com ratos e pombos, paralelamente a produção de livros.
Skinner e o condicionamento operante: Uma análise experimental do comportamento

Para Skinner a psicologia deveria ter apenas dois objetivos: a previsão e o controle do comportamento fossem humanos ouanimal. Isso poderia ser conseguido mediante uma “análise experimental do comportamento”, ou seja, uma descrição completa dos comportamentos, dos ambientes em que eles se verificam, e das conseqüências imediatas esses comportamentos.
Embora reconhecesse que os comportamentos são influenciados pelas tendências e capacidades comportamentais inatas do indivíduo, Skinner concentrava-se na investigação decomo comportamentos são modelados pelo ambiente.
O conceito central do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou a noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operanteé um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. A palavra “operante” chama a atenção para o fato de que o comportamento opera sobre o ambiente para gerar conseqüências. O termo será usado tanto como adjetivo (comportamento operante) quanto como substantivo, para designar o comportamento definido por uma determinadaconseqüência.
O condicionamento operante é como se fosse um hábito gerado por uma ação do indivíduo, o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura.
Skinner escolheu o termo operante para descrever a atividade de o pombo levantar a cabeça, porque o comportamento “opera” (age) sobre o ambiente-quando ocorre, produz umresultado previsível para o pombo (obtenção de alimento). O comportamento foi alterado pelo reforço das conseqüências. Também se pode promover o desaparecimento do comportamento de levantar a cabeça pela extinção:
Quando reforço deixa de acontecer, a reação torna-se cada vez menos freqüente, caracterizando o que se chama de “extinção operante”. Caso não se forneça o alimento, o pombo por fim deixará delevantar a cabeça. Em geral, quando adotamos um comportamento que já não “vale a pena”, vemo-nos menos propensos a voltar a comportarmos dessa maneira.

Assim, é possível condicionar um comportamento para que ocorra com maior freqüência por meio do reforço. Por outro lado sua freqüência declina caso não se verifique o reforço.
Para Skinner existem os reforçadores positivos e os negativos....
tracking img