Metadados em datawarehouse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METADADOS EM DATA WAREHOUSE

RESUMO
O desenvolvimento da tecnologia da informação tem permitido às empresas manipularem um grande volume de dados e atingirem um alto índice de globalização, com o uso de redes que viabilizam operações a nível mundial. Em vez de vantagem, esses dados tornam-se um problema quando estão espalhados e exigem um grande esforço na tentativa de integrá-los para quepossam gerar informações consolidadas que sirvam de base para a tomada de decisão. Nos últimos anos a tecnologia de Data Warehouse vem oferecendo às organizações, uma maneira flexível e eficiente de obter as informações necessárias nos processos decisórios, e se caracteriza como uma função de apoio para suporte à decisão. Porém, antes do Data Warehouse ser acessado eficientemente, é necessáriosaber, pelo menos, quais os dados que estão disponíveis e onde eles estão localizados, caso contrário será como tentar encontrar uma agulha num palheiro. De maneira simples podemos encontrar sentido nos dados através dos metadados. Estes permitirão ao usuário transformar os dados "brutos" em informações que gerem conhecimento e tragam vantagem competitiva.
PALAVRAS-CHAVE: Data Warehouse, dados emetadados.
ABSTRACT
The development of information technology has enabled enterprises manipulate a large volume of data and reach a high level of Globalization, with the use of networks that enable operations at world. Instead of advantage, these data becomes a problem when are scattered and require a great effort in trying to integrate them so they can generate consolidated information as a basisfor decision making. In recent years the technology of Data Warehouse is providing organizations with a flexible and efficient way to obtain the information needed in decision making, and is characterized as a support function for decision support. However, before the date Warehouse be accessed efficiently, you must know at least which data are available and where they are located, if otherwise itwill be like finding a needle in a haystack. So simple we can make sense of data via metadata. These allow the user to transform the "raw" data into information that generate knowledge and bring competitive advantage.

KEYWORDS: Data Warehouse, data and metadata.
INTRODUÇÃO
A manipulação com grandes volumes de dados, dentro de algumas empresas, tem se tornado uma realidade extremamentecomum. Juntamente com ela surgiu uma crescente demanda de uma forma que garantisse o efetivo uso da informação de maneira produtiva e inequívoca.
Ter os dados integrados e adquiri-los com maior praticidade, no intuito de obter informações consolidadas e que ajudem no processo de tomada de decisão dessas organizações é um papel que a tecnologia Data Warehouse vem se propondo a fornecer e solucionar.Entretanto, para trabalhar de forma mais eficiente nesse ambiente, Data Warehouse, será necessário saber pelo menos quais informações estão disponíveis, onde estão localizadas, de que forma são manipuladas e para onde podem ser distribuídas.
Por meio da pesquisa via web busca-se conhecer sobre metadados, pois são importantes, principalmente para um ambiente de Data Warehouse.
No início serãoesclarecidos os conceitos referentes à metadados. Em seguida será abordado um assunto predominante para o suporte à administração da informação, que é o de repositório de metadados, as vantagens da utilização e aplicabilidade dos metadados. Também teremos uma breve explicação sobre as fontes de dados para metadados, bem como o próprio nas fases de Data Warehousing. Por último, a conclusão ebibliografias utilizadas.
METADADOS
A grande maioria dos usuários da Tecnologia da Informação já utilizou algum tipo de metadado, mesmo não tendo conhecimento do seu significado e até mesmo do seu uso. Isto é normal, até porque a sua própria definição não é um consenso.
Na literatura sobre metadados, a definição mais encontrada é a de que eles representam "dados sobre dados". De uma forma um pouco...
tracking img