Metabolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução

1. Metabolismo e Integração Metabólica

1.1 Metabolismo

2. Especialização dos Órgãos

• 2.1 O Cérebro

2.1.1 O ciclo alimentado/jejum

2.1.2 O Encéfalo no Jejum

• 2.2 Os Músculos

2.2.2 Ciclo Alimentado/Jejum

2.2.3Tecido M. Esquelético Em Repouso, No Jejum

• 2.3 O Tecido Adiposo

2.3.1O ciclo alimentado/jejum

2.3.2 O tecido adiposo no jejum

•2.4 O Fígado

2.4.1 O metabolismo lipídico no fígado

2.4.2 O metabolismo protéico no fígado

• 2.5 Os rins

Conclusão

Referencia Bibliográfica

Introdução

Mesmo nas células procarióticas mais simples, os processos metabólicos devem ser coordenados para que rotas opostas não ocorram simultaneamente e também de modo que o organismo possa responder a alterações externas como, porexemplo, à disponibilidade de nutrientes. Além disso, as atividades metabólicas do organismo devem obedecer às ordens determinadas pelo programa genético de crescimento e reprodução. Os desafios de coordenar a captação e a utilização da energia são muito mais complexos nos organismo multicelulares, nos quais deve haver cooperação das tarefas metabólicas entre os diferentes tecidos.

Sabe-se que apresença ou ausência de alimentos influencia drasticamente o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. E ainda, que cada tecido têm características metabólicas próprias. Este trabalho revisa o metabolismo dos principais combustíveis celulares nos períodos pós-prandial e de jejum considerando as especificidades metabólicas das seguintes órgãos e tecidos: cérebro,fígado, músculo e tecidoadiposo, enfocando a profunda integração metabólica existente nos organismos vivos.

Metabolismo e Integração Metabólica

Metabolismo

Segundo a definição encontrada no dicionário, metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que seráutilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam, movimentem-se, etc. Ou seja, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo (onde há degradação, ou “quebra” de compostos) e anabolismo (que é a síntese, ou seja, formação de compostos).

Ometabolismo é também o processo através dos quais as células capturam energia de outras células (suas vizinhas); convertem nutrientes em blocos construtores para a síntese de macromoléculas tais como os polissacarídeos (açúcares), proteínas e ácidos nucléicos; sintetizam as macromoléculas necessárias para o crescimento e replicação da célula; e degradação de macromoléculas para obter energia ou paraestoque de seus blocos construtores para futuras construções.

O Catabolismo refere-se ao processo o qual leva a quebra ou degradação de compostos em moléculas menores, mais simples, tais como o íon lactato, etanol, etc. As vias catabólicas são invariavelmente acompanhadas por uma rede de liberação de energia livre, e uma das metas do metabolismo é capturar pelo menos alguma desta energia sob a formade compostos de alta energia, como a adenosina trifosfato (ATP). Já o Anabolismo descreve seqüências de reações nas quais moléculas crescentemente mais complexas são sintetizadas a expensas de ATP, ou seja, o anabolismo requer energia para ser realizado, e esta energia é proveniente das reações de decomposição (catabolismo). Durante o metabolismo, em ambos os processos, catabolismo e anabolismo,ocorrem uma série de passos discretos e pequenos, passando através de um número de intermediários em seus caminhos até chegar aos produtos finais.

Adenosina trifosfato (ATP) é a fonte primária de energia química para uma variedade aparentemente sem fim de processos biológicos. Ela alimenta processos tão diversos como a bioluminescência, o transporte de íons e moléculas através de membranas, a...
tracking img