Metabolismo japonês

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Metabolismo

Metabolismo foi o mais importante movimento artístico, arquitetônico, filosófico e urbano, que o Japão produziu no século XX.
O Metabolismo surgiu na década de 60 e sua influênciaultrapassou os conceitos utópicos de uma sociedade que estava experimentando um rápido crescimento econômico. Tendo como influência um dos mais destacados arquitetos japoneses do pós-guerra, KenzoTange e do seu colaborador Takashi Asada.
Kenzo Tange que a partir de um olhar atento à crise da falta de território para a expansão das megalópoles japonesas, buscava na tecnologia e nos grandestrabalhos de engenharia uma resposta viável. A alternativa mais imediata era a ocupação dos oceanos para a construção de uma nova civilização, e muitos projetos foram desenvolvidos com este horizontecomo o planejamento para a nova baía de Tokio.
Por causa da influência de Kenzo Tange, um grupo composto por arquitetos japoneses apresentaram em 1960 um manifesto chamado “Metabolismo: Propostas praum Novo Urbanismo“ durante o World Design Congress de 1960.
Entre os seus membros fundadores contavam-se: Kiyoni Kikutake (1931), Kisho Kurokawa e o crítico de arquitetura Noboru Kawazoe. Mais tardeassociaram-se ao grupo os arquitetos Masato Otaka e Fumihiko Maki (1928).
O movimento levou esse nome porque, distanciando longe do modernismo, argumentando que os edifícios e as cidades devem serconcebidas como seres vivos e, portanto, deve crescer organicamente, de acordo com as necessidades de seus habitantes.
A referência conceptual deste grupo foi o pioneiro projeto urbanístico deKenzo Tange para a Baía de Tóquio em 1960, que procurava solucionar alguns dos problemas do sobrepovoamento japonês e da necessidade de incrementar a mobilidade.Os seus trabalhos apontam para a grandedimensão e assumem uma vocação acentuadamente estrutural, eliminando em grande parte a experimentação estilística ou linguística. Os metabolistas acreditavam no crescimento constante e nas inovações...
tracking img