Metabolismo do alcool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia:
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0910/etanol/metabolismo.htm
http://www2.bioqmed.ufrj.br/enzimas/cinetica.pdf

METABOLISMO DO ÁLCOOL
A principal via de metabolizaçãoé a oxidação catalisada pela Álcool desidrogenase ( citoplasma) que depende do NAD+ como cofactor. Esta reacção vai levar à formação de aldeído acético e à redução do NAD+ em NADH.
CH3CH2OH + NAD+ CH3CHO + NADH
A maior parte da oxidação do etanol é catalisada pela enzima álcool desidrogenase situada no citosol, mas uma parte dessa oxidação pode ocorrer no retículo endoplasmático.
A segundafase de degradação do etanol é a conversão do aldeído acético em ácido acético nas mitocôndrias e é catalisada pela enzima aldeído desidrogenase, que também necessita de NAD+ como cofactor. 
CH3CHO +NAD+  CH3COOH + NADH
O ácido acético será, finalmente, oxidado em CO2 e H2O através do Ciclo de Krebs.
Interessa ainda que a concentração sanguínea de aldeído acético é baixa, uma vez que a suaoxidação se dá a uma velocidade elevada, ultrapassando a do etanol.  Se assim não fosse, o organismo iria expressar os efeitos de uma concentração elevada desse composto, como rubor facial, hipotensão,náuseas e vômitos. O aldeído acético é também um dos responsáveis pela ressaca.

O ÁLCOOL E OS ASIÁTICOS
É importante ainda referir, nesta etapa da metabolização, os polimorfismos que podem ocorrer nasenzimas citadas acima. Tanto a álcool desidrogenase (ADH) como a aldeído desidrogenase (ALDH) possuem genes que apresentam polimorfismos, alterando a sua capacidade oxidante.
“Polimorfismos: Umadiferença na seqüência de DNA presente em mais de 1% dos indivíduos de uma população.”
Das sete ADHs conhecidas, apenas a ADH1B e ADH1C, ambas pertencentes à classe I, são polimórficas. As isoenzimasdesta classe diferem na sua capacidade de oxidação do etanol.
“Isoenzimas: são enzimas levemente diferentes estruturalmente possuindo também km diferentes, que catalisam a mesma reação.”
A...
tracking img