Metabolismo de carboidratos glicolise piruvato cicli de krebs e cadeia respiratoria

2140 palavras 9 páginas
A Digestão Dos Carboidratos
BOCA

No momento em que o alimento é introduzido na boca, a língua e os dentes preparam o alimento para a digestão, por meio de mastigação, os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá estimular as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina.
A amilase salivar digere o amido e outros polissacarídeos (como o glicogênio), reduzindo-os em moléculas de maltose e dextrina. Os sais na saliva neutralizam substâncias ácidas e mantêm, na boca, um pH levemente ácido (6,7), ideal para a ação da ptialina. O alimento que se transforma em bolo alimentar, é empurrado pela língua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esôfago, impulsionado pelas ondas peristálticas, levando em média de 5 a 10 segundos para percorrer o esôfago. Entra em ação um mecanismo para fechar a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratórias. Quando a cárdia se relaxa, permite a passagem do alimento para o interior do estomago.

ESTÔMAGO

No estômago, o bolo alimentar ainda impregnado de saliva, sofre a ação da ptialina, com o desdobramento de alguma parte de amido. Entretanto esta enzima sofre inativação, com a acidificação do meio pelo acido clorídrico do suco gástrico, quando o pH cai aproximadamente para 4. Ainda no estômago ocorrem contrações das fibras musculares da parede continuando o processo digestivo mecânico, que são os movimentos peristálticos, que tem a função de misturar as partículas dos alimentos com as secreções gástricas, ocorrendo, portanto, a movimentação do bolo alimentar para a parte inferior do estômago e da válvula pilórica.

PÂNCREAS E DUODENO

O intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. A digestão do bolo alimentar ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. O pâncreas secreta a amilase pancreática (semelhante a que foi produzida na boca),que é lançada através de um ducto para o

Relacionados

  • Integração metabólica
    3136 palavras | 13 páginas
  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas