Metabolismo de carboidratos glicolise piruvato cicli de krebs e cadeia respiratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Digestão Dos Carboidratos
BOCA

No momento em que o alimento é introduzido na boca, a língua e os dentes preparam o alimento para a digestão, por meio de mastigação, os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá estimular as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina.
A amilase salivar digere o amido eoutros polissacarídeos (como o glicogênio), reduzindo-os em moléculas de maltose e dextrina. Os sais na saliva neutralizam substâncias ácidas e mantêm, na boca, um pH levemente ácido (6,7), ideal para a ação da ptialina. O alimento que se transforma em bolo alimentar, é empurrado pela língua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esôfago, impulsionado pelas ondas peristálticas, levando emmédia de 5 a 10 segundos para percorrer o esôfago. Entra em ação um mecanismo para fechar a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratórias. Quando a cárdia se relaxa, permite a passagem do alimento para o interior do estomago.

ESTÔMAGO

No estômago, o bolo alimentar ainda impregnado de saliva, sofre a ação da ptialina, com o desdobramento de alguma parte de amido. Entretantoesta enzima sofre inativação, com a acidificação do meio pelo acido clorídrico do suco gástrico, quando o pH cai aproximadamente para 4. Ainda no estômago ocorrem contrações das fibras musculares da parede continuando o processo digestivo mecânico, que são os movimentos peristálticos, que tem a função de misturar as partículas dos alimentos com as secreções gástricas, ocorrendo, portanto, amovimentação do bolo alimentar para a parte inferior do estômago e da válvula pilórica.

PÂNCREAS E DUODENO

O intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. A digestão do bolo alimentar ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. O pâncreas secreta a amilase pancreática (semelhante a que foi produzida na boca),que é lançada através de um ducto para oduodeno, neste compartimento digestivo, a enzima vai atuar, porque o pH está em torno da neutralidade.O bicarbonato contido no suco pancreático,que é a secreção mais alcalina do corpo com o pH de 7,5 a 8,2, neutraliza a acidez do bolo alimentar que passa do estômago para o intestino.Além disso, o alimento permanece aí por um tempo suficientemente grande, de modo a permitir um prolongado período decontato entre a amilase e os seus substratos. A ação continuada da enzima sobre o amido ou glicogênio resulta em fragmentos cada vez menores.

INTESTINO DELGADO

No intestino delgado há três enzimas elaboradas pelo suco entérico:
- a maltase: que desdobra a maltose em duas moléculas de glicose;
- a sacarase: que desdobra a sacarose em uma molécula de glicose e outra delevulose (frutose);
- a lactase: (quando há a ingestão de lactose) desdobra a lactose em uma molécula de glicose e outra de galactose.
Assim no intestino delgado aparecem principalmente as hexoses: glicose 80%, levulose(frutose) 10% e galactose 10%.Os compostos resultantes são integralmente hidrolisados a glicose.

ABSORÇÃO DE CARBOIDRATOS

A glicose é transportadaatravés da via de transporte circulatório chamado circulação êntero-hepática, para a corrente sanguínea através do sistema porta e é automaticamente utilizada ou armazenada. No fígado a glicose pode ser transportada para os tecidos, apesar de alguma glicose permanecer armazenada no fígado e músculos como glicogênio.

METABOLISMO

O metabolismo acontece a partir das células que são compostaspor um sistema complexo, de reações químicas pelas quais o corpo obtém e gasta energia do alimento, chamado metabolismo. O metabolismo acontece através de dois processos o anabolismo e o catabolismo.
- Catabolismo ou degradação, no qual os nutrientes e os constituintes celulares são degradados para a produção de energia ( ATP).
- Anabolismo ou biossíntese, no qual as moléculas são sintetizadas...
tracking img