Metabolismo De Biomol Culas Bioquimica

1300 palavras 6 páginas
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI
Departamento de Engenharia Sanitária

Metabolismo de Biomoléculas

Acadêmica: Agatha Rielly Kons

Assinatura:
Acadêmico: Emanuel Fusinato

Assinatura:
Acadêmico: José Guilherme Espindola

Assinatura:

Ibirama, 28 de novembro de 2014.
1. Metabolismo de Lipídios

Triglicerídeos constituem aproximadamente 90% da dieta lipídica e são ao principal forma de armazenamento de energia metabólica em humanos.

Triglicerídeos por serem insolúveis em água e as enzimas digestivas por serem hidrossolúveis, a digestão ocorre na interface lipídeo-água.
A taxa de digestão de triglicerídeos depende da área de superfície da interface que é bastante aumentada pelos movimentos peristálticos do intestino, combinado a ação com ação emulsificante dos sais biliares que são poderosos detergentes digestivos.
Os sais biliares são moléculas anfipáticas que atuam na solubilização dos glóbulos de gordura – são derivados do colesterol, conjugados de glicina ou taurina.

Síntese do colesterol por sais biliares

Os ácidos biliares são sintetizados pelo fígado e secretados através da vesícula biliar para o intestino delgado onde ocorre a digestão e absorção dos lipídeos.
O processo de emulsificação dos lipídeos ocorre no duodeno (intestino). A Lipase Pancreática catalisa a hidrólise de triglicerídeos nas posições 1 e 3, formando 1,2-diacilgliceróis e 2-acilgliceróis, juntamente com sais de ácidos graxos de Na+ e K+ (sabões). Esses sabões sendo anfipáticos auxiliando o processo de emulsificação dos lipídeos.
Ácidos graxos livres, colesterol livre e 2-acilgliceróis formam micelas mistas com os sais biliares que se aproximam do sítio de absorção lipídica, onde atravessam a camada de água e é absorvido.Dentro das células intestinais, os ácidos graxos formam complexos com a proteína intestinal ligadora de ácidos graxos, que aumenta a solubilidade efetiva dos lipídeos e

Relacionados

  • ginastica
    674 palavras | 3 páginas
  • Células Estaminais e Medicina Regenerativa
    12427 palavras | 50 páginas