Mestre ignorante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Coleção Educação: Experiência e Sentido

Jacques Rancière

O mestre ignorante
Cinco lições sobre a emancipaçào intelectual

O mestre ignorante
Cinco lições sobre a emancipação intelectual

Tradução

Lilian do Valle

Autêntica
Belo Horizonte 2002

a

"Le Maitre Ignorant" de Jacques Rancière Word copyright © Librairie Artheme Fayard, 1987

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO

Projetográfico da capa
Jairo Alvarenga Fonseca (Sobre O Nalário rie Nice (1919), Amedeo Modigliani)

Coordenadores da coleção
Jorge Carrara Walter Kohan

Revisão
Fnck Ramalho

Rancière, Jacques R185m C) mestre ignorante - cinco lições sobre a emancipação intelectual/Jacques Rancière; tradução de Lilian do ValleBelo Horizonte : Auténtica, 2002. 144p. (Educação: Experiência e Sentido, 1) ISBN85-7526-045-6 1. Filosofia da educação. I. Valle, Lilian do. II. Título. III Série.

. ;al
0

CDU 37.01

~

2002 Todos os direitos no Brasil reservados pela Autêntica Editora. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, seja por meios mecânicos, eletrônicos, seja via cópia xerográfica sem a autorização prévia da editora. Auténtica Editora Rua Januária, 437 - Floresta 31110-060 - BeloHorizonte - MG PABX: (55 31) 3423 3022 - TELEVENDAS: 0800 2831322 www.autenticaeditora.com.br e-mail autentica~rilautenticaeditora.com.br

experiência, e não a verdade, é o que dá sentido à escritura. Digamos, com Foucault, que escrevemos para transformar o que sabemos e não para transmitir o já sabido. Se alguma coisa nos anima a escrever é a possibilidade de que esse ato de escritura, essaexperiência em palavras, nos permita liberar-nos de certas verdades, de modo a deixarmos de ser o que somos para ser outra coisa, diferentes do que vimos sendo. Também a experiência, e não a verdade, é o que dá sentido à educação. Educamos para transformar o que sabemos, não para transmitir o já sabido. Se alguma coisa nos anima a educar é a possibilidade de que esse ato de educação, essa experiênciaem gestos, nos permita liberarnos de certas verdades, de modo a deixarmos de ser o que somos, para ser outra coisa para além do que vimos sendo. A coleção Educação: Experiência e Sentido propõe-se a testemunhar experiências de escrever na educação, de educar na escritura. Essa coleção não é animada por nenhum propósito revelador, convertedor ou doutrinário: definitivamente, nada a revelar,ninguém a converter, nenhuma doutrina a transmitir. Trata-se de apresentar uma escritura que permita que enfim nos livremos das verdades pelas quais educamos, nas quais nos educamos. Quem sabe assim possamos ampliar nossa liberdade de pensar a educação e de nos pensarmos a nós próprios, como educadores. O leitor poderá concluir que, se a filosofia é um gesto que afirma sem concessões a liberdade dopensar, então esta é uma coleção de filosofia da educação. Quiçá os sentidos que povoam os textos de Educação: Experiência e Sentido possam testemunhá-Io.
A

Jorge Larrosa e Walter Kohan*

Coordenadores da Coleção

* Jorge Lanosa é Professor de Teoria e História da Educação da Universidade de Barcelona e Walter Kohan é 'Professor Titular de Filosofia da Educação da UERJ.

ÍNDICE

9 Prefácioà edição brasileira

Jacques Rancière
15 Unia aventura intelectual A ordem explicadora, 17 — O acaso e a vontade, 21 — O

mestre emancipador, 25 — O círculo da potência, 27.
31 A lição do ignorante A ilha do livro, 32 — Calipso e o serralheiro, 36—O mes-

tre e Sócrates, 40—O poder do ignorante, 42 — Os negócios de cada um, 44 — O cego e seu cão, 49 — Tudo está em tudo, 52. 55 A razão dosiguais Cérebros e folhas, 56 — Um animal atento, 59 — Uma vontade servida por uma inteligência, 64— O princípio da veracidade, 66 — A razão e a língua, 69 — Eu também sou pintor, 74 — A lição dos poetas, 76 — A comunidade dos iguais, 80.

83 A sociedade do desprezo As leis da gravidade , 84 — A paixão da desigualdade, 88 — A loucura retórica, 91 — Os inferiores superiores, 94 — O rei...
tracking img