Mestrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios – Corrosão

Dadas as reações catódicas:
Meio neutro ou básico aerado: H2O + ½ O2 + 2e-( 2OH-
Meio neutro não aerado: 2H2O + 2e- ( H2 + 2OH-
Meio ácido aerado: 2H+ + ½ O2 + 2e- ( H2O
Meio ácido não aerado: 2H+ + 2e- ( H2

1) Explique, detalhadamente (utilizando inclusive semi-reações e equação global) o que ocorre, decorrido certo tempo, numa chapa de ferro, se nelafor colocada uma gota de água salgada. Qual o tipo de pilha envolvida no processo?

2) Que tipo de proteção contra a corrosão ocorre quando se utiliza zinco como forma de revestimento de estruturas de ferro? Como ela funciona?

3) Explique por que placas de aço justapostas por rebites de cobre sofrem corrosão muito atenuada nas placas de aço quando imersas em água do mar, porém se as placasfossem de cobre e os rebites de aço, a taxa de corrosão dos rebites de aço (área anódica) seria acentuadamente perigosa, pois poderia provocar a ruptura desses rebites.

4) Que tipo de proteção contra a corrosão ocorre quando se utiliza tinta como forma de revestimento de chapas de ferro? Como ela funciona?

5) Como funciona uma pilha de eletrodos diferentes (pilha galvânica)? Dê um exemplo decorrosão na prática, onde ela poderia ocorrer.

6) O que é corrosão-erosão?

7) Complete as seguintes frases:
a) Na corrosão eletroquímica a velocidade de oxidação é_________à velocidade de redução.
b) O mar é um meio mais corrosivo que a água doce porque __________.
c) Se um revestimento catódico apresentar fissuras o metal que se corrói é
d) Um inibidor catódico __________ avelocidade da reação de__________.
e) Na proteção por ânodo de sacrifício a placa fixada à peça a proteger tem que ter um potencial de___________ superior ao metal a proteger.
f) O alumínio anodizado é um material que resiste bem à corrosão em determinados meios porque _________________________________.

8) Considere as seguintes afirmações. Indique as verdadeiras (V) e as falsas (F).
a)Numa reação de oxidação-redução a espécie reduzida perde elétrons.
b) A corrosão eletroquímica ocorre em qualquer meio.
c) As águas arejadas facilitam a corrosão eletroquímica.
d) Na proteção catódica por correntes impostas, o metal a proteger funciona como cátodo.
e) Um exemplo de um revestimento anódico é o alumínio anodizado

9) Indique se as afirmações abaixo são falsas (F) ouverdadeiras (V):
1. Numa célula eletroquímica a solução tem que ser eletrolítica, mas os eletrodos não precisam estar em contato elétrico.
2. A diferença básica entre pilhas e células eletrolíticas está em que na primeira o sentido de movimentação das cargas é espontâneo.
3. A corrosão pode ser definida como um processo de deterioração que ocorre nos metais devido à presença de camposde energia existentes na terra de onde é extraído o minério.
4. Na corrosão uniforme, tem-se um desgaste aproximadamente igual em toda a superfície do metal, mesmo nas partes onde não houver um contato direto metal / meio corrosivo.
5. Pit é uma forma de corrosão localizada que ocorre em algumas combinações específicas: metal / meio corrosivo.
6. A diferença entre pit e alvéolo está nasdimensões da região deteriorada, embora ambas as formas de corrosão sejam localizadas.
7. Existem algumas combinações metal / meio corrosivo em que a corrosão aparece na forma de trincas sem que ocorra significativa perda de massa do metal.
8. Num processo corrosivo podem ocorrer reações catódicas diferentes, dependendo dos constituintes do meio.
9. Quando uma chapa de alumínio formergulhada numa solução ácida aerada as reações mais prováveis serão: R. Anódica = 2Al ( 2Al+3 + 6 e -- R. Catódica = 6H+ + 2 e ( 3 H2
10. Os átomos que constituem a estrutura de um metal estão arrumados de maneira ordenada chamada de CRISTAIS.
11. Chama-se de MICROPILHA todo sistema de corrosão ou pilha onde a diferença de potencial entre ânodo e cátodo é devido às impurezas, segregações ou...
tracking img