messias_mr

6962 palavras 28 páginas
SEGURANÇA DO TRABALHO
Proteção e Combate a Incêndio
Máquinas e Equipamentos
Caldeira e Vaso sob Pressão
Cor e Sinalização

SEGURANÇA DO TRABALHO
NR-23 Proteção Contra Incêndio

Norma
Regulamentadora

SEGURANÇA DO TRABALHO
Combustão
Combustão é uma reação química, na qual uma substância combustível reage com o oxigênio, ativada pelo calor (elevação de temperatura), emitindo energia luminosa (fogo), mais calor e outros produtos.

SEGURANÇA DO TRABALHO
A combustão pode ser classificada em:
Combustão Lenta: Ocorre quando a oxidação de uma determinada substância não provoca liberação de energia luminosa nem aumento de temperatura. Ex: ferrugem, respiração, etc.
Combustão Viva: Ocorre quando a reação química de oxidação libera energia luminosa e calor sem aumento significativo de pressão no ambiente. Ex: Queima de materiais comuns diversos.
Combustão Muito Viva: Ocorre quando a reação química de oxidação libera energia e calor numa velocidade muito rápida com elevado aumento de pressão no ambiente. Ex: Explosões de gás de cozinha, Dinamite, etc.

SEGURANÇA DO TRABALHO
Triângulo do Fogo
O Triângulo do Fogo é uma forma didática, criada para melhor ilustrar a reação química da combustão onde cada ponta do triângulo representa um elemento participante desta reação.
Para que exista Fogo, 3 elementos são necessários: o combustível, o comburente
(Oxigênio) e a Fonte de Calor (Temperatura de Ignição).

SEGURANÇA DO TRABALHO
Combustível
É toda substância capaz de queimar, servindo de campo de propagação do fogo. Para efeito prático as substâncias foram divididas em combustíveis e incombustíveis, sendo a temperatura de 1000ºC para essa divisão, ou seja, os combustíveis queimam abaixo de 1000ºC, e os incombustíveis acima de 1000ºC, isto se deve ao fato de, teoricamente, todas as substâncias poderem entrar em combustão (queimar).

SEGURANÇA DO TRABALHO
Combustível
Os combustíveis podem estar no estado sólido, liquido e gasoso,

Relacionados