Messianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Teológico Betel

Jean Carlos Ferreira dos Santos

















MESSIANISMO





















Santo André

2012


MESSIANISMO

Omessianismo é, em termos exatos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias mashiah, em hebraico, christós em grego, com poderes e atribuições que aplicará aocumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido. Há, entretanto um uso mais amplo - e às vezes indevido - do termo para caracterizar movimentos ou atitudes movidas por um sentimento de "eleição" ou"chamado" para o cumprimento de uma tarefa "sagrada".

Origem do Messianismo

O profeta Isaías é o primeiro a proclamar a idéia de um Messias, embora esta idéia já se encontrasse na Pérsia entre oszoroastristas, que acreditam que Zaratustra é um profeta de Deus, foi este o fundador da religião. O profeta Isaías antecipou a ameaça babilônica no horizonte do povo judeu. E profetizou que Deus enviariaum libertador para Israel.
O MESSIANISMO JUDAICO-CRISTÃO
O termo “Messias” corresponde à helenização da palavra aramaica meshihá que significa “ungido” (em grego christós). A expressão aramaicaderiva da raiz meshah, isto é, “ungir”, em hebraico mashîah, usado no Antigo Testamento para indicar o rei de Israel e o sacerdote.
Falamos dos sacerdotes, dos profetas (Elias, Eliseu) e dos reis (Saul,David, Salomão, Jéu, Joás). Devemos, neste sentido, sublinhar a relevância das promessas e bênçãos na história de Israel. Estas constituem referências messiânicas na medida em que se reportamexplicitamente à posse da terra e crescimento de Israel como povo. Nas figuras dos Patriarcas Abraão, Isaac e Jacob (entidades corporativas), a eleição divina concretiza-se na enunciação de que a salvaçãoautenticamente universal terá a sua origem nos descendentes do primeiro Patriarca que recebeu do seu Deus a promessa.
Esta promessa, que é narrada em Gn 12-50, apresenta-nos uma época em que o povo...
tracking img