Messianismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Definição
O messianismo em si caracteriza a vinda de um ser divino rotulado como messias que devera libertar a humanidade. Seu conceito deriva da religião israelita onde segundo a autora Maria Isaura Pereira de Queiroz, a luta do povo de Israel contra seus vizinhos e o cativeiro na Babilônia definiram o primeiro significado definitivo do termo messianismo. O personagem principal, Messias, é oguia divino que leva o povo eleito rumo ao paraíso terrestre.
A chegada do cristianismo garantiu que esse termo se voltava unicamente as religiões israelitas, já que o messias, presente na forma de Jesus já havia chegado. Com estudos relativos a história das religiões, notou-se que o caráter de messias fora atribuído ao de Juizo Final: onde o retorno de Cristo se fará no fim das eras. A difusãoda crença no messianismo se firmou a partir da necessidade do povo, gerado pelas grandes crises, em um salvador. Este pode ser um líder religioso, basta ter as características necessárias.
No Brasil, os movimentos messiânicos são muitas vezes caracterizados como fanatismo religioso, dando a eles um aspecto jornalístico, existem diversos fatores que contribuem para expansão desses movimentos ondeum deles é a apropriação de ritos por outras religiões.
2. Principais movimentos.
Diversos são os movimentos que propagam a vinda do messias, como “o de Silvestre José dos Santos, que passou a pregar o “paraíso terrestre” na Serra do Rodeador, em Pernambuco, a partir de 1817, tendo a seu redor 12 “sábios” que desempenhavam a função de seus apóstolos. Para Silvestre, quando o número de fiéisatingisse o número de 1.000, D. Sebastião regressaria da ilha de Brumas e organizaria um exército para libertar Jerusalém.” ( Félix Maier) ou ainda o Monge de Santa Catarina que curava homens e animais. Entretanto aquele que são de real importância para a nossa história consistem em englobar um numero grande de pessoas.
Logo um dos primeiros movimentos que e memória traz é a guerra dos Canudos,onde em virtude da escassez dos produtos e do abuso dos coronéis o povo se uniu em torno da Figura de Antonio Conselheiro, onde este dizia ser enviado de Deus para abolir as desigualdades. Formada o vilarejo de Canudos as famílias passaram a migrar para lá. Antonio pregava a salvação da alma e o povo acreditava que o messias voltaria para os livras da situação desumana. Isso resultou na perda dosfieis da igreja para esse falso religioso, sendo assim malvisto. Contudo os habitantes de Canudos organizaram-se para enfrentar a igreja e os coronéis, aconteceu um massacre em Canudos no ano de 1897 sendo o maior massacre da história.
Outro movimento messiânico importante no Brasil é a guerra do contestado, uma construção envolvendo estrada de ferro desabrigou milhares de famílias trazendomilhares de operários para trabalhar na gigantesca obra. Devido ao grande numero de pessoas que se encontravam La, a região passou a presenciar diversos movimentos messiânicos. O primeiro desses lideres foi José Maria “que atacava o autoritarismo da ordem republicana e pregava novos tempos de prosperidade e comunhão espiritual.”( Sousa.) Este fundou a comunidade Quadrado Santo, onde esperaram a voltodo rei D. Sebastião. A formação desta comunidade preocupou os governos que passaram a enviar expedições militares. Contudo apesar da fuga para o Paraná houve ainda outros confrontos entre os militares e os rebeldes, terminando num massacre em 1916 onde diversos sertanejos foram derrotados.
O episodio dos Muckers foi designação dada aos adeptos de um movimento mítico-religioso ocorrido na antigaprovíncia do Rio Grande do Sul, nos anos de 1872 a 1874 no morro do ferrabrás, município de São Leopoldo. O termo deriva da língua alemã e significa “hipócrita, santarrão, falso beato”.
No livro Os Fanáticos de Jacobina, escrito pelo professor e jornalista Fidélis Dalcim Barbosa, a história é contada de forma romanceada, mas com cronologia, contando desde a formação da colônia alemã de São...
tracking img