Messi tratamento crescimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lionel Messi

Biografia:
Messi, filho de Jorge Messi e Celia Cuccittini, desde pequeno já gostava de jogar bola, chegava ao ponto de levar a bola para todos os lugares que ia. Começou a jogar pela primeira vez nas categorias menores do Abanderado Grandoli, um pequeno clube onde os outros membros da família já haviam jogado. Tinha apenas 4 anos quando o treinador o chamou para completar o timeem uma partida. A categoria “baby” do clube podia ter jogadores de até sete anos. Lionel, desde o primeiro jogo, garantiu a titularidade no campeonato daquele ano, sobressaindo-se aos companheiros mais velhos de equipe. Graças ao desempenho espetacular de Lionel que seu pai alcançou o cargo de treinador da categoria do filho no clube. No entanto, o salário pago não era suficiente para reverter aprecária situação da família por isso o garoto não ficaria muito tempo na equipe: os pais o tiraram do clube após não lhes deixarem acompanhar um jogo do filho por falta de dinheiro para pagar os ingressos.
Quando completou sete anos, ingressou então nas divisões menores do Newell's Old Boys, seu clube de coração. Lionel àquela altura conseguia jogar contra adversários de dezoito anos. Mas seutreinamento extrapolava os sugeridos pelo clube argentino, e Lionel treinava ao lado de atletas profissionais.
Porém, com onze anos foi detectado um problema hormonal que retardava o seu desenvolvimento ósseo e, consequentemente, seu crescimento. A principio o tratamento de 900 dólares mensai foi custeado pela fundação onde seu pai trabalhava, até que a fonte secou. Como o Newell's não queriapagar a continuação do tratamento, o pai ofereceu o filho ao River Plate, mas o time não topou pagar os três anos de tratamento.
O milênio estava começando e a economia argentina ruía, então a familia Messi resolveu tentar sorte no esterior. A presença de parentes em Lleida, na Catalunha, apareceu como a melhor saída. Lionel, já na Espanha, passou a ser observado por um olheiro do Barcelona, que orecomendou para testes no clube. Com treze anos e 1,40 de altura, conseguiu se sair bem contra garotos dois anos mais velhos do clube catalão. Recebeu o apoio de Josep María Minguella, o mesmo homem que trouxera Diego Maradona ao Barça, mas o presidente Joan Gaspart e o diretor desportivo Carles Rexach hesitavam em adquirir o jovem, uma vez que teria de custear as despesas não só do tratamento, mastambém da mudança familiar. O Barcelona só se convenceu após Rexach observar Messi, que estava no Infantil B, jogar pelo Infantil A contra uma equipe de jogadores bem mais velhos. Além de pagar pelo tratamento e pela mudança da família de Messi, o Barcelona também contrataria Jorge para ser informante.
“Eu o contratei em 30 segundos! Ele me chamou muita atenção. Em meus 40 anos de futebol,jamais havia visto coisa semelhante. De cinco situações de gol, converteu quatro. E tem uma habilidade excepcional. Me lembrou o melhor Maradona. Seu primeiro contrato eu assinei, simbolicamente, em um guardanapo. Queria contratá-lo o quanto antes. Não podia deixá-lo escapar.” Carles Rexach
Mesmo assim, o começo foi difícil. Foi necessário fazer um tratamento mais intensivo (e caro). O Newell'snãoqueria enviar a documentação necessária para o Barcelona, precisando-se de intervenção da FIFA em favor da permanência do garoto de 14 anos no clube catalão, uma vez que um jovem de sua idade necessitava estar ao lado do pai, oficialmente informante do Barcelona. Com sua família finalmente estável e morando na Espanha, Messi cresceu 30 centímetros em trinta meses.
No novo país, seria "rebatizado"de Leonel Messi, daí surgindo o apelido Leo. Na temporada juvenil de 2002/03, marcou 37 vezes em 30 partidas e passou a ser conhecido pelos jogadores da equipe principal. Ainda sem ter estreado entre os profissionais, já era disputado pelas seleções juniores de Argentina e Espanha.
Aos 17 anos Leo, que foi o nome que lhe deram no Barça, entrou para o Barcelona B, porêm só jogou 5 jogos, o seu...
tracking img